Serviços voltados à produção apícola

abelhas cera rainha africana

Abelha Rainha fecundada

Abelha Rainha africanizada (Apis mellífera), filhas de mães obtidas a partir da população sob seleção da Área de pesquisa em Apicultura do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Vale do Paraíba, fecundada naturalmente e com postura comprovada.

Disponibilidade: 1200 unidades por ano, todas as semanas, de segunda a quarta feira, mediante encomenda.

Preço de venda: Abelha rainha fecundada, acondicionada em gaiola de transporte: R$: 20,00.

Abelha Rainha virgem

Abelha Rainha africanizada (Apis mellífera), filhas de mães obtidas a partir da população sob seleção da Área de pesquisa em Apicultura do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Vale do Paraíba. Pode ser retirada no local ou remetida por SEDEX (valor não incluído no preço de venda).

Disponibilidade: 2500 unidades por ano, todas as semanas, de segunda a quarta feira, mediante encomenda.

Preço de venda: Abelha rainha virgem, acondicionada em gaiola de transporte: R$: 10,00.

Serviço de alveolagem de cera

A cera bruta recebida é limpa, derretida, filtrada, laminada e alveolada em tamanho padrão para caixilho de ninho (colméia modelo Langstroth), com a retenção de 20% da quantidade de cera bruta recebida dos apicultores. O interessado deve trazer o bloco de cera bruta, havendo possibilidade de levar o correspondente de cera alveolada no momento ou agendamento para retirada em outro dia.

Procedimentos para aquisição de rainhas

O valor de cada rainha fecundada é de R$ 20,00 e de cada rainha virgem é de R$ 10,00.

O lote de rainhas poderá ser retirado no Polo Regional Vale do Paraíba ou ser enviado por meio do serviço de encomenda (SEDEX a cobrar). As rainhas serão postadas sempre às terças feiras e retiradas na agencia de correio onde será efetuado o pagamento desse serviço, após o interessado receber o aviso do correio no endereço indicado.

O pagamento das rainhas enviadas pelo Correio deverá ser efetuado por meio de depósito bancário na conta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no BANCO do BRASIL (Agencia 4203-X Conta 357-3 - Conta do Fundo Especial de Despesa).

O depósito necessita ser feito na 'BOCA DO CAIXA' para que no comprovante seja informado o CPF ou CNPJ do comprador e descriminando a finalidade: 'AQUISIÇÃO DE ABELHAS RAINHAS'. Este depósito deverá ser efetuado na segunda-feira, véspera da data que iremos postar as rainhas (data definida antecipadamente quando foi efetuada a encomenda). Neste mesmo dia, a cópia do comprovante do depósito deverá ser enviado via e-mail, para podermos embalar as rainhas e preparar a documentação do envio. Caso esses procedimentos não sejam realizados deste modo, estamos impedidos de enviar as rainhas.

Importante: conforme legislação vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o transito de insetos vivos de interesse zootécnico (no caso Abelhas), há necessidade de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e o apicultor do ESTADO DE SÃO PAULO precisa estar cadastrado no Escritório da Defesa Agropecuária da Coordenadoria da Defesa Agropecuária (http://www.cda.sp.gov.br/www/institucional/index.php?action=estr ) para podermos enviar o lote de rainhas. Maiores informações podem ser obtidas por email: (apicultura@apta.sp.gov.br) ou telefone (12) 3642 7822.

O serviço é oferecido durante todo o ano.

Local de prestação dos serviços: Polo Regional Vale do Paraíba

Av. Prof. Manoel Cesar Ribeiro, 1920