Presidente Prudente sedia evento para fomentar a cultura da batata-doce

APTA é uma das apoiadoras da 1ª Batatec e apresentará resultados preliminares de pesquisa que visa a seleção de variedades mais produtivas

batata

Queridinha das dietas fitness, a batata-doce tem ganhado espaço na mesa dos brasileiros. Segundo dados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em janeiro de 2008, o volume de vendas do tubérculo em São Paulo, Capital, chegou a 1.500 toneladas, aproximadamente. Em março de 2017, a comercialização atingiu o pico da série histórica mantida pela instituição com mais de seis mil toneladas e, desde então, vem se mantendo em patamares próximos a cinco mil toneladas/mês.

Para discutir questões técnico-científicas da produção de batata-doce, será realizada a 1ª Feira Tecnológica da Batata-doce de Presidente Prudente e Região (Batatec), entre 15 e 17 de junho de 2018. O evento conta com apoio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. De acordo com dados da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, Presidente Prudente é uma das principais regiões produtoras da cultura no Brasil.

Durante a Batatec, a APTA apresentará resultados preliminares de pesquisa que visa analisar as características agronômicas de genótipos de batata-doce oriundos de sementes provenientes do cruzamento de duas variedades cultivadas na região. A ideia é selecionar materiais com elevada produtividade comercial e formato de raiz adequado ao mercado in natura.

O estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), se iniciou em outubro de 2017 e deve ser finalizado em setembro de 2019. “O Estado de São Paulo é o segundo maior produtor de batata-doce do País, no entanto, sua produtividade é muito inferior ao potencial da cultura. A Região de Presidente Prudente é grande produtora do Estado, mas também apresenta baixa produtividade. Uma das causas é a utilização de poucas variedades com as características comerciais necessárias, sendo que esses materiais podem não ser os mais indicados para a região”, explica Amarílis Beraldo Rós, pesquisadora da APTA e coordenadora do projeto de pesquisa.

De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), embora a produtividade da microrregião de Presidente Prudente tenha crescido em torno de 27,5% nos últimos quatro anos, em 2017 foi de 16.200 kg/hectare, número inferior a outras regiões, inclusive do Estado de São Paulo. Em Araçatuba, por exemplo, a produtividade média é de 18.650 kg/ hectare.

1ª Batatec

Segundo Ricardo Firetti, diretor do Polo Regional de Presidente Prudente da APTA , a 1ª Batatec visa, principalmente, levar conhecimento técnico-científico aos produtores rurais da região. Durante o evento, serão realizadas palestras sobre nutrição e adubação em solos arenosos, ecofisiologia da batata-doce, vantagens no uso de mudas com registro e alto padrão de sanidade, melhoramento genético, benefícios para alimentação e processamento e produtos como a fabricação de etanol de batata-doce. Firetti e a pesquisadora da APTA, Sônia Montes, serão moderadores de alguns dos temas.

Além do conteúdo técnico, os visitantes poderão se deliciar em uma praça de alimentação formada por food-trucks em que serão servidos pratos salgados e doces produzidos com batata-doce. Será possível experimentar até mesmo cerveja de batata-doce. “Esperamos com isso incentivar o consumo da batata-doce pela população e mostrar ao agricultor como ele pode agregar valor à sua produção”, afirma Firetti. Estão previstas ainda atrações musicais.

“A realização deste evento é importante, pois tem o envolvimento da recém criada Associação dos Produtores de Batata-doce de Presidente Prudente e Região (APROBARPP), instituições de ensino e pesquisa, SEBRAE, CIESP, SENAI e da Prefeitura Municipal. Essa junção de esforços em prol de uma cultura com importância econômica e social como a batata-doce, é muito benéfica”, diz Firetti.

A entrada no evento é gratuita, mas quem quiser colaborar pode doar um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa ou agasalho. As doações serão revertidas ao Fundo Social de Solidariedade de Prudente.

Produção

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção brasileira de batata-doce, em 2016, foi de 669.454 toneladas. Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná concentraram 64% da produção nacional da cultura. Naquele ano, o município de Presidente Prudente foi o segundo maior produtor nacional e o primeiro no Estado de São Paulo, com 14.400 toneladas produzidas.

“Cinco municípios da região de Presidente Prudente estão entre os 20 maiores produtores de batata-doce do Estado de São Paulo. Isso mostra a importância da cultura para região e a necessidade de transferência de tecnologia e conhecimento para melhorar a produção, além da criação de medidas de apoio para fortalecer o segmento”, explica o pesquisador da APTA.

1ª Feira Tecnológica da Batata-doce de Presidente Prudente e Região (Batatec)

Data: de 15 a 17 de junho de 2018

Local: IBC – Centro de Eventos