APTA tem a única unidade que produz batata-semente orgânica / Notícias

Batata IAC Itararé 8 2

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itararé, é a única instituição brasileira certificada para a produção de batatas-sementes orgânicas. A certificação pelo IBD Certificações foi realizada em outubro de 2014 e contou com o apoio institucional do Instituto Agronômico (IAC-APTA), de Campinas. O pedido de inscrição da Unidade no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) foi feito em março deste ano. “Assim que o cadastro no Renasem for aprovado, a Unidade, localizada no interior paulista, estará licenciada para produzir e disponibilizar aos agricultores batata-semente orgânica, de cultivares do IAC, livre de vírus”, explica Feltran.

As batatas-sementes produzidas pelo IAC e APTA Regional foram limpas dos principais vírus da cultura, o PLRV, PVY, PVX e PVS, e atendem a legislação de batatas-sementes. “Os agricultores terão acesso a batatas-sementes de excelente estado fitossanitário”, comemora o pesquisador do IAC.

Outra vantagem é que, atualmente, os produtores de batata-semente orgânica importam batatas-sementes de cultivares tradicionais e adequadas para o sistema convencional de produção da Europa e da América do Norte. “A iniciativa da APTA Regional e do IAC ajuda na redução de custos e na diminuição da dependência externa de batatas-sementes”, afirma Feltran.

Para a certificação de 50 hectares da UPD da APTA, em Itararé, foram investidos, aproximadamente, R$ 400 mil, em aquisição de implementos agrícolas. Além disso, as câmaras frias da Unidade foram recuperadas para o armazenamento das batatas-sementes orgânicas. Um barracão de insumo orgânico também foi adequado. A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP) recuperou os caminhos internos da UPD e a represa de captação para irrigação dos campos de produção. Houve recuperação de áreas de proteção permanente no entorno sul das glebas de produção orgânica. Além das batatas-sementes, a Unidade está sendo cadastrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para produzir sementes orgânicas e adubos verdes, milho e cebola.

Texto: Carla Gomes (MTb 28156) e Fernanda Domiciano

Contato durante a Agrishow: Fernanda Domiciano: 19 – 9.9269-9138