APTA apresenta tecnologia para produção integrada de peixes e hortaliças

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), apresentou na Feira da Agricultura Familiar (Agrifam),  sistema de produção com integração de lambari e hortaliças. Chamada aquaponia, a tecnologia está sendo introduzido pela APTA no Estado de São Paulo. Com o método, é possível reduzir em até 95% a quantidade de água necessária para a produção de peixe e diminuir em 80% o uso de agrotóxicos aplicados nas hortaliças. Por demorar metade do tempo necessário à tilápia para se desenvolver, o lambari agrega mais uma vantagem ao sistema.

O sistema foi bastante procurado na Feira. “Avaliação positiva, interessado na produção comercial e domestica. Pessoas, comunidade, esta vendo técnica relativamente fácil de ser usada. No quinta, em uma área pequena, é possível produzir o peixe e a hortaliça. Isso despertou muita atenção”, afirma o pesquisador da APTA, Fábio Sussel.

O pesquisador explica que para montar o sistema, é necessário 1000 litros de água, 40 tilápias com peso final de 500g. É possível ter um pé de alface para  e cada tilápia. “Respeitando o espaçamento de 25 cm entre os pés de alface, é possível ter um canteiro de 4m², com filtro, para uma produção de peixe e hortaliça para uma família de quatro ou cinco pessoas”, afirma.

Texto: Carla Gomes (MTb 28156) e Fernanda Domiciano
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)