Alunos de Etec testam produtos desenvolvidos pela APTA em aulas de gastronomia

Os alunos do curso técnico de cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Camargo Aranha, na Capital paulista, contam com ingredientes de alta qualidade, desenvolvidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A ideia é que os alunos testem as características gastronômicas dos novos produtos desenvolvidos pela pesquisa paulista. O trabalho é realizado desde 2015 e ganhou reforço com o convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e o Centro Paula Souza, em maio de 2016.

O objetivo do trabalho é contribuir para a formação profissional dos alunos da Etec e agregar valor aos produtos desenvolvidos pelos institutos e unidades regionais da APTA. Com a parceria, alunos e professores podem utilizar ingredientes ainda em desenvolvimento, em primeira mão, para saber se possuem características que agradem os consumidores comuns e, principalmente, os chefes de cozinha e interessados em produtos gourmet.

Um dos produtos em teste pelos alunos é as cultivares de batata com poupa colorida. Os materiais ainda estão em desenvolvimento no Polo Regional de Mococa da APTA pelo pesquisador, Thiago Factor. Enquanto os pesquisadores da Agência testam suas características agronômicas, como resistência a doenças e produtividade, os alunos e professores da Etec verificam o sabor, a textura e quais os melhores materiais para fritar, fazer purê ou outras preparações.

“Nossos pesquisadores trabalham com a questão agronômica e de pós-colheita, porém, o produto precisa ter características que agradem o consumidor para emplacar no mercado”, afirma Daniel Gomes, pesquisador do Polo Regional de Monte Alegre do Sul da APTA.

Segundo Gomes, a parceria é boa para os dois lados. Os alunos são beneficiados por conhecerem mais sobre a pesquisa agronômica e terem acesso a produtos diferenciados, e a APTA é beneficiada por saber as qualidades gastronômicas de seus produtos. “Esses alunos atuarão em restaurantes e poderão incluir em seus métier esses ingredientes, fomentando a cadeia produtiva, abrindo mercado e melhorando a renda dos agricultores”, afirma o pesquisador. Os alunos e professores da Etec também já trabalharam com cogumelos, alimentos orgânicos e baby leaf – todos produtos desenvolvidos pela APTA.

Em breve, um novo projeto na Etec Professor Camargo Aranha será implantado pela APTA, na área de cafés especiais. A ideia é que os estudantes aprendam a identificar um café de alta qualidade. “Os chefes de cozinha têm muito conhecimento em vinhos e azeites, mas muitas vezes não sabem identificar um café de qualidade. É comum ir a bons restaurantes, ter uma excelente refeição e consumir ótimas bebidas, mas ao final, beber um café ruim”, afirma Gomes, que ministra cursos em degustação de café.

“Uma das orientações do governador Geraldo Alckmin é aproximar a pesquisa dos usuários das tecnologias. Esta iniciativa vai ao encontro desta diretriz por transferir conhecimento para outro usuário de nossas tecnologias, os chefes de cozinha. Estamos contribuindo para a formação profissional e agregando valor aos produtos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária paulista”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Parceria com o Centro Paula Souza

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da APTA e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), assinou convênio com o Centro Paula Souza para estabelecer parcerias na área de inovação tecnológica, visando integrar esforços para fortalecer o sistema de produção agroecológica. A parceria foi assinada em maio de 2016. O Centro Paula Souza administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

A parceria faz parte de uma estratégia para congregar esforços para levar o resultado das pesquisas científicas especialmente ao pequeno agricultor e garantir a oferta de alimentos de qualidade à população.

Por Fernanda Domiciano

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo