Prazo para inscrição de trabalhos no XI Workshop Agroenergia é prorrogado

sorgo 1

Evento organizado pela APTA será realizado em 27 e 28 de junho de 2017

O prazo de inscrição para apresentação de trabalhos durante o XI Workshop Agroenergia: Matérias-primas foi prorrogado para 10 de junho de 2017. Os interessados devem enviar os resumos pelo site https://goo.gl/gVnI3j. O XI Workshop Agroenergia: Matérias-primas é um dos mais importantes fóruns de discussão sobre matérias-primas para bioenergia e oportunidades de energias renováveis do Brasil. O evento, organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), será realizado de 27 a 28 de junho de 2017, em Ribeirão Preto, interior paulista. 

O workshop tem o objetivo de mostrar o potencial de matérias-primas para produção de biomassa, discutir as barreiras comerciais, econômicas, políticas e sanitárias que possam impedir o avanço do programa energético brasileiro e nortear os avanços tecnológicos nas culturas potenciais para bioenergia, com ênfase na conservação dos solos e aspectos fitossanitários.

            “Além disso, a ideia é apresentar cases de pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas para a produção e uso de biocombustíveis, realçar a relação dos biocombustíveis e a questão ambiental e provocar a intensificação de consórcios de culturas, alimentos e energia”, afirma José Roberto Scarpellini, pesquisador do Polo Regional de Ribeirão Preto da APTA e um dos coordenadores do evento.

            Em suas dez primeiras edições, o evento reuniu 2.376 pessoas. Mais de 400 trabalhos desenvolvidos por alunos de pós-graduação foram apresentados, além de palestras com especialistas e representantes do setor.

            Na edição deste ano, estarão em discussão nos painéis do evento os temas: compactação e controle de tráfego, meiosi e atualidades sobre fitossanidade. Serão oferecidos três minicursos sobre agroenergia no contexto de mudanças climáticas, nova legislação no manejo de vinhaça concentrada e indicadores da matéria orgânica no solo.

“Os participantes também poderão realizar uma visita técnica em Jardinópolis, onde será possível visualizar o Sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB), desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC), em diferentes manejos de solo”, afirma Denizart Bolonhezi, pesquisador do Polo Regional de Ribeirão Preto da APTA e um dos organizadores do evento.

Agroenergia

A agroenergia, ou bioenergia, é baseada no processo de conversão, ou seja, fermentação, queima, hidrólise, de grãos, biomassa vegetal, resíduos da agroindústria animal e florestal em energia concentrada na forma de biocombustíveis ou elétrica. De acordo com Bolonhezi, os biocombustíveis são importantes porque reduzem a dependência dos combustíveis fósseis e diminuem o impacto sobre a concentração dos gases do efeito estufa, contribuindo para a qualidade do ar.

“A rigor, qualquer biomassa vegetal é passível de produzir energia, tanto para a produção de biocombustíveis, quanto para a cogeração de energia por meio da queima em caldeiras. Algumas são resíduos da agroindústria, como bagaço, cavaco de madeira e cascas, e outros são matérias-primas dedicadas, exclusivamente, para este fim. Todas, porém, são oriundas da agropecuária”, diz Bolonhezi.

Segundo o pesquisador, o Brasil é líder na produção de combustíveis renováveis. As culturas das matérias-primas podem ser produzidas em todo o território nacional, desde que o zoneamento agroclimatológico e as características do solo da região sejam consideradas. “O produtor pode escolher e procurar orientação de qual a matéria-prima mais adequada à sua região e avaliar a viabilidade econômica da exploração, para evitar frustações”, diz.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o evento é uma ferramenta importante de transferência de tecnologias e conhecimentos. “O workshop auxilia a diminuir a distância entre a pesquisa e o setor produtivo, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma.

SERVIÇO      

XI Workshop Agroenergia: Matérias-primas

Data: 27 e 28 de junho de 2017

Horário: a partir das 8h

Local: Centro de Convenções da Cana-de-açúcar do Instituto Agronômico

Endereço: Rodovia Antonio Duarte Nogueira, Km 321 (Anel Viário Contorno Sul), Ribeirão Preto (SP)

Inscrições: http://www.infobibos.com/agroenergia

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

(19) 2137-8933