Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Eventos Técnicos

12º Encontro de Produtores e Dia de Campo de Amendoim
Quarta-feira 31 Março 2021
Visualizações : 122

Evento :
31-03-2021 - 12º Encontro de Produtores e Dia de Campo de Amendoim

Resumo: Está sendo programado para o dia 31/3, dia de campo online (através do YouTube) sobre amendoim, coordenado pelo Instituto Agronômico (IAC), em conjunto com a APTA Regional de Pindorama. Este evento faz parte da série de dias de campo realizados em Pindorama anualmente, sendo este o 12.o evento.

Este evento terá, neste ano, o tema: “inovações tecnológicas na cultura do amendoim”. Serão abordadas 5 inovações: 1) Melhoramento genético do amendoim visando alta resistência a doenças foliares; 2) Manejo da cultura para redução do impacto da virose e dos danos causados pelo percevejo preto; 3) Cultivo sustentável do amendoim através do plantio sobre palhada da cultura anterior; 4) Inovações nas máquinas de colheita, arrancador/invertedor e recolhedora, para melhor eficiência e qualidade do processo de colheita; 5) Uso de drones em pulverizações para controle de pragas e doenças em amendoim.

O amendoim está ganhando espaço entre as principais culturas produtoras de grãos no estado de São Paulo, que cultiva hoje 200.000 hectares com uma produção estimada em 800.000 toneladas do produto em casca (valor bruto de R$ 3 bilhões, pagos ao produtor). Após o descascamento, são geradas em torno de 500.000 toneladas de grãos. O principal mercado é o de exportação, que comercializa cerca de 200.000 toneladas, com um faturamento de mais de 200 milhões de dólares. O segundo mercado é o da indústria brasileira de doces e confeitos e o terceiro mercado também dirigido para exportação é o de óleo comestível. O óleo de amendoim é de alta qualidade culinária e é bastante valorizado no mercado externo.

O IAC em conjunto com a APTA Regional desenvolve intensa pesquisa com amendoim. O programa de melhoramento genético do IAC é bastante produtivo e trabalha em estreita cooperação com o setor de produção. As principais cultivares de amendoim em cultivo comercial são do IAC, em que se destacam a IAC 503, IAC 505, IAC OL3, IAC OL4, IAC OL5 e Sempre Verde. Os materiais IAC ocupam 70% da área em cultivo com amendoim em São Paulo.

Realização: Polo Regional Centro Norte e Instituto Agronômico de Campinas

Coordenação: Marcos Doniseti Michelotto Polo Regional Centro Norte – Pindorama e

Ignácio José de Godoy - Instituto Agronômico de Campinas

Público alvo: produtores, técnicos, pesquisadores, alunos, interessados