Eventos Técnicos

28.06.2018 - 3º Encontro Técnico Sobre as Culturas da Soja e do Milho no Noroeste Paulista
Quinta-feira 28 Junho 2018, 08:00 - 13:30
Visualizações : 205

Resumo: No Brasil, diversas políticas governamentais têm como objetivo encorajar ações de desenvolvimento socioeconômico atreladas às questões de proteção e de sustentabilidade ambiental, incluindo o Plano ABC. Este tema está tendo grande importância e interesse na atualidade, principalmente em função de que o Brasil assumiu o compromisso internacional de recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas até 2020, e com isso contribuir na redução da emissão dos gases de efeito estufa. Dentro desse contexto, a adoção de sistemas integrados se justifica pela necessidade de associar a produção agropecuária com serviços ambientais, tais como sequestro de carbono, aumento de estoque e qualidade de água, conservação do solo, diminuição da erosão e aumento da biodiversidade dos sistemas produtivos. Assim, a introdução de culturas graníferas em áreas de reforma de pastagens é uma estratégia para obtenção de modelos de produção mais conservacionistas no que tange a manejo do solo. Além disso, com a expansão da canavicultura na região, surge um nicho importante para a sojicultura na renovação dos canaviais. Por ser uma tecnologia recente, a produção de soja sobre a palhada de cana-de-açúcar, na renovação de canavial com colheita sem queima, tem gerado muitas dúvidas, principalmente com relação aos cultivares recomendados para esta condição. Concomitante a isto a ampla adoção do sistema de plantio direto tem como barreira, ainda, a falta de divulgação de informações e o treinamento dos produtores. Assim, a presente proposta de encontro técnico têm por objetivos:

• Divulgar informações que possam contribuir para a utilização das áreas na reforma de pastagens;

• Divulgar informações que possam contribuir para a utilização das áreas agrícolas de renovação de canaviais para fins de produção de grãos;

• Fomentar o sistema de semeadura direta na Região Noroeste do Estado de São Paulo;

• Capacitação profissional democratizando o acesso a tecnologia a nível de produtor rural;

• Disponibilizar informações técnicas do Projeto - Programa Boa Cobertura – Produção de soja sobre palhada de cana-de-açúcar no Noroeste Paulista;

• Divulgação dos materiais de soja mais adaptados/produtivos na região.

Realização: Polo Regional Extremo Oeste

Público Alvo: Produtores rurais e Técnicos do Setor agropecuário.

Vagas: Vagas limitadas a 100 participantes, evento gratuito

Informações:

• Gustavo Pavan Mateus, Engo Agro., Dr.,

Tel. 018-3722-3447, email: gpmateus@apta.sp.gov.br

• Wander Luis Barbosa Borges, Engo Agro., Dr.,

Tel. 017-3422-2423, email: wanderborges@iac.sp.gov.br

• Jorge Luiz Hipólito, Engo Agro.,

Tel. 018-3624-4200, email: jorge.hipolito@cati.sp.gov.br

• Ivana Marino Bárbaro, Engª Agrª., Dr.,email: imarino@apta.sp.gov.br

Apoio/parceria: Fundação Agrisus, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, EDR-Araçatuba;

Endereço: Recinto de Exposição Clibas de Almeida Prado – Casa da Palestra – Araçatuba-SP (Parque de Exposição)

Programação:

DIA 28 de junho de 2018

8:00 – 8:30 h: Inscrição e Entrega do Material;

8:30 – 9:00 h: Abertura do evento;

9:00 - 9:30 h – Apresentação dos resultados de pesquisa com a cultura da soja no Noroeste Paulista

9:30 - 10:00 h – Apresentação dos resultados de pesquisa com a cultura do milho e soja desenvolvidas no centro de seringueira e sistemas Agroflorestais

10:00 - 10:50 h – Palestra técnica sobre co-inoculação em soja e milho

10:50 - 11:40 h – Palestra técnica - Ajuste no manejo de sistemas produtivos do milho safrinha no oeste Paulista