Eventos Técnicos

19.05.2018 - Dia de Campo - Sistema de Produção de Leite de Búfala à Pasto - UPD Registro
Sábado 19 Maio 2018, 09:00 - 17:00
Visualizações : 217

Resumo: O município de Registro – considerado pelo Governo do Estado de São Paulo como a região administrativa do Vale do Ribeira - sedia uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) do Instituto de Zootecnia, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e tecnologias a serem aplicadas na bubalinocultura. Esta UPD, intitulada como Estação Experimental de Zootecnia até o ano de 2002, é uma das poucas Unidades de Pesquisa do país voltada exclusivamente para a espécie bubalina. Na UPD, entre os anos de 2012 e 2017, foram gerados mais de 60 artigos oriundos de estudos desenvolvidos em colaboração com Universidades, Centros de Pesquisa Nacionais e Internacionais e com a Iniciativa Privada. Além disso, a Associação dos Criadores de Búfalos do Vale do Ribeira (ACRIBUVAR) está empenhada em colaborar com a administração da UPD para a implantação de melhorias que possam torná-la Unidade Modelo e Difusora de Tecnologia para a região e o restante do país. Devido à importância regional no cenário nacional, o Vale do Ribeira destaca-se como um dos principais referenciais sobre bubalinocultura no país. Essa região desperta interesse de criadores e empresários ligados ao agronegócio búfalo. Diante deste cenário, a ACRIBUVAR juntamente à UPD, manifestou interesse em realizar o Dia de Campo na UPD de Registro. Neste evento, serão demonstradas as tecnologias empregadas na UPD de Registro para a produção de leite de búfalas a pasto. Esperamos que o pequeno produtor possa se espelhar na UPD e assim, aumentar a produtividade de seu rebanho, com consequente aumento nas suas condições socioeconômicas. O pequeno produtor quando bem remunerado, consegue empregar toda a família na atividade e gerar empregos para a população. Dessa forma, ele, sua família e seus funcionários passam a ser incluídos na sociedade e a viver de maneira digna.

Coordenação: Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho

Realização: Polo Regional Vale do Ribeira – UPD Registro

Público Alvo: Produtores rurais, profissionais, pecuaristas, técnicos, estudantes, professores e pesquisadores da área

Nº de vagas: 150

Apoio: FAESP/SENAR/Sindicato Rural do Vale do Ribeira/Escritório de Desenvolvimento Rural de Registro/Coordenadoria de Assistência Técnica Integral-SAA/SP/Acribuvar, Agrária, Allflex, Elanco-Frontagro, Fosforita Alvorada/Socal S.A., Laticínios Bianco Latte, Leite Suísse, Levitare, Santa Helena.

Informações: Iolanda  – iolanda@apta.sp.gov.br – Fone: 13 3856-1656

Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro (BR-116, Km 435, Registro/SP)

Programação:

9h00-9h30 - Recepção e café

9h30-10h00 - Abertura - Pedro Paulo Assef Delgado (Presidente da Acribuva)

10h00-10h30 - Apresentação das atividades desenvolvidas na UPD

Nelcio A.T. de Carvalho (Chefe de Seção Técnica da UPD)

10h30-12h00 - Suplementação com alimentos concentrados para búfalas leiteiras

Mikael Neumann (Unicentro-PR)