Cursos e Eventos

De Segunda-feira 08 Maio 2017 -  08:00
Até Sexta-feira 26 Maio 2017 - 17:00
Visualizações : 107

Resumo: Trata-se de um treinamento prático com emprego de técnicas atualizadas em produção de abelhas rainhas africanizadas (Apis melífera), onde o know how desenvolvido e aprimorado dentro da Instituição é repassado aos apicultores.

A criação de rainhas é um dos importantes passos na transformação da apicultura tradicional em outra mais competitiva e lucrativa. A renovação metódica de rainhas de boa procedência, utilizada como técnica, com fim econômico, de forma racional, séria e sistemática é de fundamental importância para o aumento da produtividade.

No Brasil, a despeito da tradição e da extensão de sua apicultura esta especialidade não é muito desenvolvida. O clima tropical e a facilidade de renovação natural a partir de colônias ferais, obtidas diretamente da natureza, são frequentemente apontados como justificativas pelos produtores que assumem como secundária a adoção de tal tecnologia. Desde 1986 o Projeto de produção de rainhas, desenvolvido na área de Pesquisa em Apicultura do Polo Regional Vale do Paraíba apresentam respostas, para numerosas questões, que envolvem este assunto.

Coordenação: Erica Weinstein Teixeira - Pesquisadora Científica - Polo Regional Vale do Paraíba/APTA/SAA

Maria Luisa Teles Marques Florencio Alves -  Pesquisadora Científica - Polo Regional Vale do Paraíba/APTA/SAA

Realização: Polo Regional Vale do Paraíba

Público Alvo: Produtor Rural

Nº de vagas: 03 já preenchidas

Informações: Telefone: (12) 3642-7822

e-mail:nitc-vp@apta.sp.gov.br//apicultura@apta.sp.gov.br

Local: Polo Regional Vale do Paraíba - Setor Apicultura- AV. Manoel Cesar Ribeiro, 1920 - Bairro Sta. Cecília- Pindamonhangaba/SP

Programação:

07:00 – 17:00h – Intervalo para o almoço- 11:00 – 13:00h

         Criação de rainhas pelo método de Doolittle: confecção de cúpulas e preparo de barras portas-cúpulas; manejo e formação de recrias; obtenção de larvas para a criação de rainhas; transferência de larvas; introdução das enxertias na recria; manejo das realeiras maduras; revisão e manutenção de matrizes, recrias e colmeias de apoio; introdução de rainhas virgens e fecundadas; coleta e marcação de rainhas fecundadas; embalagem de rainhas para o envio pelo SEDEX; alimentos e alimentação do sistema de produção de rainhas; cronograma das operações de criação de rainhas, divisão de enxames; formação de núcleos; produção subsidiária da geleia real utilizada na criação de rainhas: preparo de cúpulas e quadros para produção de geleia real; enxertia e coleta de geleia real.

         Sanidade apicola