Cursos e Eventos

De Segunda-feira 06 Novembro 2017
Até Sexta-feira 24 Novembro 2017
Visualizações : 44

Resumo: Trata-se de um treinamento pratico com emprego de técnicas atualizadas em produção de abelhas rainhas africanizadas (Apis melífera), onde o know how desenvolvido e aprimorado dentro da Instituição é repassado aos apicultores.

A criação de rainhas é um dos importantes passos na transformação da apicultura tradicional em outra mais competitiva e lucrativa. A renovação metódica de rainhas de boa procedência, utilizada como técnica, com fim econômico, de forma racional, séria e sistemática é de fundamental importância para o aumento da produtividade. No Brasil, a despeito da tradição e da extensão de sua apicultura esta especialidade não é muito desenvolvida. O clima tropical e a facilidade de renovação natural a partir de colônias ferais, obtidas diretamente da natureza, são frequentemente apontados como justificativas pelos produtores que assumem como secundária a adoção de tal tecnologia. Desde 1986 o Projeto de produção de rainhas, desenvolvido na área de Pesquisa em Apicultura do Pólo Regional do Vale do Paraíba apresentam respostas, para numerosas questões, que envolvem este assunto.

Coordenação: Erica Weinstein Teixeira - Pqc  - erica@apta.sp.gov.br

Maria Luisa Teles Marques Florêncio Alves - PqC - marialuisa@apta.sp.gov.br

Realização: Polo Regional Vale do Paraíba

Público Alvo: Produtor Rural

Nº de vagas: 03

Apoio: nihil

Informações: -  nitc-vp@apta.sp.gov.br

Telefone: (12) 3642-7822 - Setor de Apicultura

(12) 3642-1823 - Núcleo de Inf. Transf. Conhecimento

GRUPO FECHADO

Local: Av. Prof. Manoel Cesar Ribeiro, 1920 - Setor de Apicultura - Polo Regional Vale do Paraíba/APTA/SAA

Programação:

- Criação de rainhas pelo método de Doolittle: confecção de cúpulas e preparo de barras portas-cúpulas; manejo e formação de recrias; obtenção de larvas para a criação de rainhas; transferência de larvas; introdução das enxertias na recria; manejo das realeiras maduras;revisão e manutenção de matrizes, recrias e colmeias de apoio; introdução de rainhas virgens e fecundadas; coleta e marcação de rainhas fecundadas; embalagem de rainhas para o envio pelo SEDEX; alimentos e alimentação do sistema de produção de rainhas; cronograma das operações de criação de rainhas, divisão de enxames; formação de núcleos; produção subsidiária da geleia real utilizada na criação de rainhas: preparo de cúpulas e quadros para produção de geleia real; enxertia e coleta de geleia real.

- Sanidade apícola