Eventos Técnicos

De Segunda-feira 05 Março 2018 -  07:30
Até Sexta-feira 16 Março 2018 - 17:00
Visualizações : 190

Resumo: Trata-se de um treinamento prático com emprego de técnicas atualizadas em produção de abelhas rainhas africanizadas (Apis melífera), onde o know how desenvolvido e aprimorado dentro da Instituição é repassado aos apicultores.  A criação de rainhas é um dos importantes passos na transformação da apicultura tradicional em outra mais competitiva e lucrativa. A renovação metódica de rainhas de boa procedência, utilizada como técnica, com fim econômico, de forma racional, séria e sistemática é de fundamental importância para o aumento da produtividade.

No Brasil, a despeito da tradição e da extensão de sua apicultura esta especialidade não é muito desenvolvida. O clima tropical e a facilidade de renovação natural a partir de colônias ferais, obtidas diretamente da natureza, são frequentemente apontados como justificativas pelos produtores que assumem como secundária a adoção de tal tecnologia.

Desde 1986 o Projeto de produção de rainhas, desenvolvido na áreade  Pesquisa  em  Apicultura  do  Polo  Regional  Vale  do Paraíba  apresentam  respostas,  para numerosas questões, que envolvem este assunto.

Coordenação:

Erica Weinstein Teixeira - Pesquisadora Científica-  APTA/ SAA-SP

Maria Luisa Teles Marques Florencio Alves- Pesquisadora Científica- APTA/ SAA-SP

Realização: Polo Regional Vale do Paraíba

Público Alvo: Produtor Rural

Nº de vagas: 3 (já preenchidas)

Apoio: nihil

Informações:

E-mail: apicultura@apta.sp.gov.br // nitc-vp@apta.sp.gov.br - Telefone: (12) 3642-7822

Local: Polo Regional Vale do Paraíba - APTA/SAA -SP, Setor de Apicultura.

AV. Manoel Cesar Ribeiro, 1920 - Bairro Santa Cecília

Programação:

11h30 – 13h00 - intervalo para o almoço

-Criação de rainhas  pelo  método  de  Doolittle:  confecção  de  cúpulas  e  preparo  de  barras portas-cúpulas;  manejo  e  formação  de  recrias;  obtenção  de  larvas  para  a  criação  de rainhas; transferência de larvas; introdução das enxertias na recria; manejo das realeiras maduras; revisão e manutenção de matrizes, recrias  e colméias de apoio; introdução de rainhas  virgens  e  fecundadas;  coleta  e  marcação  de rainhas  fecundadas;  embalagem  de rainhas  para  o  envio  pelo  SEDEX;  alimentos  e  alimentação  do  sistema  de  produção  de rainhas; cronograma das operações de criação de rainhas, divisão de enxames; formação de núcleos; produção subsidiária da geléia real utilizada na criação de rainhas: preparo de cúpulas e quadros para produção de geléia real; enxertia e coleta de geléia real.

-Sanidade apícola