Apta Regional

O Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional), sediado em Campinas, tem a seguinte estrutura:
I - Assistência Técnica
II - Centro de Administração da Pesquisa e Desenvolvimento
III - Núcleo de Informação e Transferência do Conhecimento
IV - Centro de Insumos Estratégicos e Serviços Especializados
        IV.1 - UPD Sorocaba
        IV.2 – UPD em Agricultura Ecológica
V – 15 Polos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios e subordinados a eles 19 Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento, denominados

1.    Polo Regional Noroeste Paulista – sede Votuporanga ( Decreto 59.869, de 04/12/13 - Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais/IAC)

2.    Polo Regional Extremo Oeste – sede Andradina

15. Polo Regional Centro Sul – sede Piracicaba

15.1 UPD Tanquinho

15.2   UPD Tietê

A APTA Regional tem a finalidade de articular as unidades sob sua coordenação na geração, adaptação e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos, a partir de uma visão multidisciplinar focada em cada região paulista, contemplando as principais cadeias de produção locais, para cumprir as seguintes atribuições:
I - realizar a ação regional de pesquisa e desenvolvimento com vistas ao atendimento das especificidades do território paulista, com o objetivo de transformar vantagens comparativas em vantagens competitivas
II - promover a interação entre a programação local e a capacidade instalada nos institutos de pesquisa, nas ações regionais fundamentais para o desenvolvimento dos agronegócios
III - promover a transferência do conhecimento para o agronegócio regional, buscando a irradiação das transformações produtivas estimuladoras do desenvolvimento regional
IV - formular e executar a política de insumos estratégicos e de serviços especializados, visando o pleno abastecimento dos agentes produtivos das cadeias de produção de origem animal e vegetal
A visão multidisciplinar da Apta Regional está alicerçada por seu corpo técnico composto por 169 pesquisadores científicos nas áreas de fitotecnia e exploração vegetal, zootecnia e produção animal, sanidade animal e vegetal, aquicultura e pesca, agregação de valor e economia do desenvolvimento regional, objetivando gerar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos com foco nas demandas das cadeias de produção regionais, levando em conta a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Pensada e idealizada na década de 1990, durante os trabalhos do Planejamento Estratégico “Repensando a Agricultura e a Pesquisa Agropecuária para a Coordenadoria”, com a participação de todas as instâncias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), a APTA Regional encerra sua primeira década de existência consolidada em suas bases regionais e buscando modernizar-se gerencial, operacional e estruturalmente para ampliar sua efetividade e capacidade de contribuição ao desenvolvimento dos agronegócios no Estado de São Paulo.

Acesse nosso portifólio