VITRINE TECNOLÓGICA/DIA DE CAMPO OLERICULTURA EM AMBIENTE PROTEGIDO REÚNE 215 PESSOAS EM IACANGA

A APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), participou, no dia 10 de agosto em Iacanga (SP), da Vitrine Tecnológica/Dia de Campo Olericultura em Ambiente Protegido. Participaram do evento 215 pessoas entre produtores rurais, técnicos do setor público e de empresas, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação.

O evento discutiu temas como fortalecimento da cadeia produtiva da olericultura; boas práticas agrícolas; papel das organizações de produtores; orientação sobre normas e segurança na aplicação de agrotóxicos; manejo integrado de pragas e doenças; uso racional dos insumos – irrigação e adubação; e capacitação de técnicos e extensionistas.

Pesquisadores do Polo Centro Oeste/APTA Regional e técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA) identificaram, por meio de levantamento de demandas regionais, que as principais dificuldades encontradas pelos produtores rurais do Centro Oeste Paulista - na sua maioria agricultores familiares – estão relacionadas com questões de manejo nutricional de olerícolas e de manejo integrado de pragas e doenças em olericultura em ambiente protegido. “Nos últimos anos, observam-se necessidades crescentes de implementação de boas práticas agrícolas nesta atividade, atendendo um mercado consumidor cada vez mais exigente”, dizem os organizadores do evento.

Entre os 117 produtores rurais presentes no encontro, 42 são agricultores do município de Iacanga; 28 de Arealva; 19 de Reginópolis; 10 em Bauru; 5 de Pederneiras; e 3 de Avaí. Os municípios de Cabrália Paulista, Lucianópolis, Presidente Alves e de Pirajuí tiveram 2 cada; e os municípios de Ubirajara e de Ibitinga participaram com 1 cada.

A transferência de conhecimento e de novas tecnologias de produção foi efetuada por meio de palestras e de visitas a diferentes estações. Isto possibilitou a integração entre técnicos, produtores e empresas nos aspectos de monitoramento e manejo de nutrientes em fertirrigação; segurança e normas de aplicação de agrotóxicos e uso de produtos no controle de pragas e doenças na olericultura em ambiente protegido. A dinâmica das cinco estações proporcionou experiência prática aos produtores e contato direto com os pesquisadores e as empresas presentes.

OLERICULTURA 1               OLERICULTURA 2