VENCEDOR DO CONCURSO ESTADUAL DE CAFÉ: APOIO DA APTA À REGIÃO PRODUTORA DE AMPARO

O melhor café da safra paulista de 2009, que concorreu na categoria “Cereja Descascado” no 8º Concurso Estadual de Qualidade do Café, foi produzido por Ricardo Bacellar Wuerkert, do município de Amparo. Foram pagos R$ 1.507,00 pela saca do café vencedor. O cafécampeão nesta categoria está automaticamente classificado para o concurso nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que será realizado em dezembro.

O II Concurso de Qualidade do Café de Amparo e Região foi realizado pelo Sindicato Rural de Amparo, em parceria com a Prefeitura Municipal, o SENAR, o Pólo Leste Paulista/APTA e a CATI, os dois últimos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O concurso foi idealizado no ano passado com a intenção de desenvolver o potencial produtivo e qualitativo da cafeicultura do Circuito das Águas Paulistas e seu entorno, diz o pesquisador Daniel Gomes.

Para o ganhador do concurso estadual deste ano, Ricardo Wuerkert, o prêmio decorre de uma série de fatores, a começar pelas condições favoráveis da região (solo, clima, altitude acima de 900 metros, distribuição das chuvas, etc.). É um conjunto de etapas que passa pelos conhecimentos evolutivos gerados pela pesquisa (novas variedades, manejo, tratos culturais, técnicas de pós-colheita, etc.) e que são adotados pelos produtores por meio da orientação técnica correta dos agrônomos. Tudo isso temperado com boa dose de capricho, garante Wuerkert.

Os produtores da região de Amparo ficaram muito motivados com o resultado do concurso estadual, conta o consultor Cândido J. Mattar Ribeiro Filho que foi o responsável técnico pelo concurso regional deste ano. Tanto que, para 2010, a idéia é elaborar um intenso programa de suporte aos produtores, por meio de visitas constantes para o acompanhamento até a colheita. O objetivo é melhorar a estrutura do agricultor familiar, de maneira a melhorar a qualidade do seu produto e inseri-lo no mercado de cafés especiais, mais bem remunerados.

Apoio do Pólo Leste Paulista

Os concursos foram realizados na sede do Pólo Leste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, onde as amostras foram julgadas e selecionadas por especialistas. No Pólo Leste Paulista, também são oferecidas palestras e treinamentos aos produtores, conta Gomes. “O primeiro concurso aconteceu em 2008 de forma tímida e já evidenciou o potencial produtivo da região, tendo amostras de cafés com características de excelentes a excepcionais, segundo metodologia da Specialty Coffee Association of America(SCAA).”

O segundo concurso regional, mesmo em ano de baixa na bianualidade do café e com tempo muito adverso, contou com 48 amostras inscritas, das quais nove de cafés cereja descascados e 38 de seca natural. Participaram 34 produtores das cidades da região, entre elas Bragança Paulista, Itapira, Serra Negra, Socorro, Monte Alegre do Sul e Amparo.

“Durante e após o concurso, são feitas avaliações e análises sobre o estado da arte da cafeicultura. As informações obtidas durante o concurso são analisadas por pesquisadores do Pólo Leste Paulista e fundamentam futuras ações na cafeicultura regional”, informa Gomes.  

Após o evento, todos os produtores de café também recebem um feedback sobre as principais falhas de suas amostras e um informativo sobre as possíveis intervenções para a melhoria de sua qualidade, conta o pesquisador da APTA. “Em 27/09/2009, dia do término do concurso da safra 2009, tiveram início as ações de melhoria da safra 2010, contando no atual momento com visitas às lavouras dos produtores da região. Espera-se assim que no futuro o Circuito das Águas Paulistas entre para o hall dos melhores cafés do país.”

Tanto que o pesquisador Daniel Gomes já iniciou um trabalho de coleta de informações de todos os produtores que participaram dos concursos regionais, que inclui comentários dos provadores, para melhorar o seu desempenho nos próximos concursos de qualidade. 

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende

(11) 5067-0402

Notícias por Ano