SEMINÁRIO SOBRE FRUTICULTURA PROMOVE INTEGRAÇÃO REGIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS

O II Seminário de Fruticultura Regional, realizado na cidade de Marília (SP) no dia 13 de novembro, buscou estimular a integração dos produtores e promover parcerias locais e regionais, além de trocas de experiência, novas tecnologias e novas oportunidades de mercado. O evento foi realizado pelo SEBRAE-SP em parceria com o Polo Médio Paranapanema/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Na palestra “Fruticultura Irrigada: Estudo de Caso da Bananicultura”, a pesquisadora Adriana Novais Martins (Polo Médio Paranapanema/APTA) abordou temas relacionados ao monitoramento dos recursos hídricos empregados na agricultura, com vistas à melhoria da produtividade e da qualidade das frutas para consumo in natura. A legislação ambiental também foi enfatizada durante a palestra, com Adriana esclarecendo dúvidas dos produtores sobre Reserva Legal, Outorga e Áreas de Preservação Permanente.

O evento contou ainda com as palestras “De produtor para produtor – Fruticultura: um caso de sucesso”, pelo produtor rural Katsuyoshi Murata (de Rancharia) e “Cooperativismo: Gestão para Manter”, por Ayres Lopes (do Sistema OCESP). No final, houve debate com os palestrantes, no qual os produtores puderam fazer comentários e perguntas.

Aproximadamente 75 produtores rurais participaram do evento, representando os municípios de Maracai, Tupã, Tarumã, Marília, Echaporã, Pompéia, Parapuã, Alvaro de Carvalho e Vera Cruz.