SECRETARIA DE AGRICULTURA INAUGURA LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE CANA-DE-AÇÚCAR, NO POLO CENTRO SUL/APTA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento inaugura, no dia 29 de novembro, às 10 horas, em Piracicaba (SP), o novo Laboratório de Análise Tecnológica de Cana-de-açúcar "Dr Paulo Rogério Palma de Oliveira" do Polo Regional Centro Sul, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).  Também será entregue o Laboratório de Testes de Eficiência de Produtos (Fitossanitário) totalmente reformado e ampliado.

Os dois laboratórios receberam investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 390 mil. O Laboratório de Tecnologia da Cana-de-açúcar vai viabilizar o desenvolvimento de pesquisas de melhoramento e fitotecnia de cana, permitindo análises mais precisas da qualidade do produto. Também atenderá a produção de mudas feitas através de células em cultura de tecidos e de novas variedades através de biologia molecular.

Já o Laboratório de Fitossanidade viabilizará a realização de pesquisas com novos produtos e novas moléculas em estudo  para defesa vegetal, controle de pragas e doenças, de acordo com as normas e os padrões impostos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Resultados de pesquisa

Entre os principais resultados de pesquisas do Polo Centro Sul, destaca-se o lançamento de uma variedade de cana-de-açúcar, em parceria com o Instituto Agronômico (IAC-APTA), especificamente para a região de Piracicaba e para solos pouco férteis. Outros resultados relevantes na área de cana-de-açúcar são: recomendações de adubação, com destaque para o novo sistema de produção sem queima, através de experimentos realizados em todo o estado de São Paulo; e recomendações sobre o uso seguro de resíduos da agroindústria canavieira, como a vinhaça e da torta de filtro, com objetivo de aumentar a produtividade da cana, sem prejudicar o ambiente.

Em outras culturas, podem ser citados: desenvolvimento de técnicas e metodologia voltadas à produção orgânica de hortaliças e plantas medicinais; estudos de pós-colheita de hortaliças, procurando agregar valor ao produto e manter a sua qualidade; treinamento de pecuaristas em técnicas de inseminação artificial para a melhoria do rebanho leiteiro e de corte; monitoramento da poluição em mananciais de água em áreas agrícolas e urbanas; e educação ambiental para crianças sobre a importância da preservação de matas para proteção de nascentes e rios.

Serviço:

Inauguração de Laboratórios do Pólo Regional Centro Sul/APTA

Data: 29/11/2010, às 10h

Local: Sede do Polo Regional Centro Sul - Rodovia SP 127 (Piracicaba-Rio Claro), km 2

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende