SÃO PAULO SEDIA SEAFOOD 2006, FEIRA NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DO SETOR DA PESCA E AQÜICULTURA

22/05/2006

Vem aí a Seafood 2006

Mercado mundial de criação de animais em água doce ou salgada cresce na faixa de 10% ao ano
Considerada a maior feira de negócios em alimentos e tecnologia do setor da pesca e aqüicultura da América Latina, a Seafood Expo 2006 será realizada de 24 a 26, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Nos últimos cinco anos, a aqüicultura brasileira registrou taxas de crescimento anuais médias superiores a 22%. Atualmente, o Brasil consome 38 mil toneladas de produtos dessa cadeia por ano e ainda possui um grande potencial a ser desenvolvido. O ano de 2005 mostrou um mercado interno firme na demanda, o que despertou o interesse dos produtores e processadores em destinar parte da sua produção para os consumidores brasileiros, além de desenvolver produtos que atendam as necessidades locais.

De acordo com Itamar Rocha, presidente da ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), considerando estas perspectivas a Seafood oferece uma oportunidade única para o setor pesqueiro nacional fazer bons negócios e aumentar a sua competitividade.

Segundo o documento "Estado Mundial da Pesca e Aqüicultura em 2002", publicado pela FAO em 2003, desde 1970, a criação mundial de animais em água doce ou salgada tem apresentado crescimento médio anual de 9,2%, enquanto a pesca extrativa cresce apenas 1,4% e a produção de animais terrestres, 2,8%.

No ano passado, mais de 4,5 mil visitantes puderam conferir, na feira, as novidades do mercado, novos equipamentos e tecnologias para a pesca e aqüicultura de água doce e marinha, equipamentos de processamento e serviços complementares, além de produtos frescos, congelados, enlatados, defumados e processados. De acordo com pesquisa realizada no pós-feira, 12% dos visitantes eram compradores internacionais e 92% dos visitantes pretendiam visitar a feira neste ano. O sucesso de público deve-se às importantes parcerias da VNU com as principais revistas do mercado, inclusive internacionais, que levam à feira, todos os anos, visitantes interessados nas oportunidades em alimentos e tecnologia da aqüicultura e da pesca.

A Seafood Expo também participa do projeto Apex (Agência de Promoção de Exportações) em parceria com a Seap (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca), que tem a intenção de trazer importadores de pescado de outros países à feira e promover rodadas de negócios.

SAIBA MAIS: (11) 2699-2699

Fonte: Agropauta

Notícias por Ano

Notícias por Polos