SÃO PAULO: SECRETARIA DA AGRICULTURA APRESENTA AÇÕES DURANTE A 15ª EXPOMILK

05/10/2006

São Paulo/SP - Começou, na última terça-feira (03/10) em São Paulo, a 15ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite - Expomilk 2006. A exposição, a maior da cadeia láctea da América Latina, é promovida pela Agrocentro Empreendimentos e reunirá o que há de mais moderno nas áreas de genética, nutrição, saúde animal, equipamentos, tecnologias e serviços voltados para a pecuária de leite. A abertura oficial do evento acontece hoje quinta-feira (05/10) às 11 horas e contará com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo e de representantes da cadeia produtiva leiteira de todo o Brasil.

No total, a Expomilk 2006 reunirá mais de 200 criadores e 1.000 animais das raças Jersey, Pardo-Suíço e Gir Leiteiro – que realizam sua Exposição Nacional durante a feira – e Holandês, Girolando e Simental que promoverão exposição regional. Outra novidade será a volta da participação das raças caprinas que estiveram na edição de 2005 com 50 animais e nesse ano estarão presentes com cerca de 500 exemplares.

A idéia, segundo os organizadores, é fazer da Expomilk um evento cada vez mais completo, com todas as raças que compõe a cadeia do leite e também com a presença da indústria de laticínios, reunindo todos os elos da cadeia.

Para o Secretário Alberto Macedo, eventos como a Expomilk permitem a ampliação do debate sobre o desenvolvimento do setor. “O leite é um dos principais produtos do agronegócio paulista. De acordo com o IEA (Instituto de Economia Agricola), em 2005, o leite foi o 8º produto no ranking do valor da produção agropecuária. Este potencial é reflexo da atuação conjunta do setor produtivo e dos órgãos de pesquisa e extensão do Governo do Estado de São Paulo”, afirma.

Mostras desta atuação serão apresentadas aos visitantes da Expomilk no estande da Secretaria de Agricultura. “Além de projetos como o de Viabilidade Leiteira nas Pequenas Propriedades Familiares, que estimula o aumento da produção dos pequenos pecuaristas, nossos técnicos e pesquisadores apresentarão aos visitantes os resultados obtidos por Instituições de pesquisa como o Instituto Biológico, o Instituto de Zootecnia e o de Tecnologia de Alimentos, que avaliam desde a alimentação do gado até a qualidade do produto final”, ressalta Macedo.

Ainda na quinta-feira, será realizado o 9º Encontro de Lideranças da Pecuária Leiteira Paulista. Organizado pela Leite Brasil, entidade que reúne produtores de todo o país, o encontro pretende reunir produtores, empresários ligados à cadeia produtiva e profissionais envolvidos com a atividade leiteira no Brasil .

Fonte: Página Rural

Notícias por Ano