SAA: COMEÇA O 3º SIMTEC EM PIRACICABA

13/07/2005
O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, abriu nesta terça-feira (12/07) o 3º SIMTEC – Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira em Piracicaba. O encontro, que acontece de 12 a 18 de julho, marca a apresentação de novas tecnologias e pesquisas produzidas pelas universidades, instituições de pesquisa e empresas relacionadas ao setor. Durante sua participação no evento, o Secretário Duarte Nogueira, que no ato representa o Governador Geraldo Alckmin, anunciou o número de pesquisadores - 7 novos profissionais - que integrarão a equipe do Pólo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios do Centro Sul, com sede em Piracicaba, bem como os avanços obtidos pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo na pesquisa canavieira.

“Piracicaba, além de grande produtora de cana é, hoje, um grande pólo de tecnologia canavieira. Com estas características, esta região exercerá papel fundamental para São Paulo ser o primeiro na produção de combustíveis alternativos em escala mundial” afirma o Secretário, destacando algumas linhas de atuação do Pólo Centro Sul, como as pesquisas de melhoramento genético para obtenção de cultivares de cana-de-açúcar mais produtivos, com maior teor de sacarose, precoces, resistentes à doenças e indicados para colheita mecânica.

Outro grande incentivo ao desenvolvimento da pesquisa canavieira no Estado foi a reestruturação do Centro de Cana da Secretaria de Agricultura, com sede no município de Ribeirão Preto. Esta reestruturação da unidade, agora com 240 hectares de terra, novos equipamentos e 32 funcionários para as áreas de administração, de pesquisa de campo e de laboratórios, tem por objetivo ampliar a atuação do Centro, desenvolvendo tecnologias para sustentar a canavicultura em São Paulo e também na região Centro-Sul do País.

“Além da excelência na pesquisa canavieira, São Paulo saiu na frente de outros Estados quando foi o primeiro a instalar a Câmara Setorial de Biocombustíveis, em junho de 2004, e a reduzir a alíquota do ICMS de 25% para 12% do álcool carburante hidratado” lembra o Secretário destacando também que São Paulo é o único Estado a possuir uma lei que prevê a eliminação gradativa da palha da cana.

Serviço:
3º SIMTEC