QUALIDADE DO CAFÉ: REGIÃO DE AMPARO PREPARA-SE PARA 8º CONCURSO ESTADUAL

Em preparação para o 8º Concurso Estadual, acontece no período de 25 a 27 de setembro, em Monte Alegre do Sul (SP), o 2º Concurso de Qualidade do Café de Amparo e Região. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Amparo, Sindicato Rural de Amparo, APTA/Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sebrae-SP, CATI/SAA e SENAR/FAESP, com o apoio dos sindicatos rurais de Serra Negra e Socorro, BM&F Bovespa e outras empresas do setor privado.

 

O objetivo do concurso é a seleção de lotes de café da espécie Coffea arabica preparados pelo processo natural (via seca) ou pelo processo de cereja descascada da região do Circuito das Águas. Esses lotes serão encaminhados ao “8º Concurso Estadual de Qualidade Café São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira – Safra 2009”, divulgando dessa forma a região e incentivando a melhoria da qualidade do produto.

 

Além das atividades típicas do concurso (descaracterização e remuneração das amostras, preparo e torra das amostras, análise sensorial das bebidas por profissionais do ramo, classificação e divulgação dos resultados), haverá palestras gestão de risco na cafeicultura, perspectivas de mercado e tendências e qualidade do café.   

 

“Mantiqueira paulista”

 

No ano agrícola 2008/09, a produção de café da região de Bragança Paulista (que abrange Amparo, Monte Alegre do Sul, Socorro, Águas de Lindóia, Serra Negra e Circuito das Águas em geral) foi de 235,96 mil sacas (de 60kg) para uma área estimada de 10.019 hectares, de acordo com levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

 

“A região de Amparo se insere dentro daquilo que estamos aprendendo a chamar de Mantiqueira Paulista - antiga Baixa Mogiana”, diz o pesquisador do IEA Celso Luis Rodrigues Vegro. “Os cafés produzidos nessa região exibem características de padrão gourmet devido à altitude em que são cultivados. Cafezais acima de 1000 metros conferem uma fenologia para o amadurecimento dos frutos que torna a bebida com melhores notas nos julgamentos de provadores profissionais. Também é muito frequente encontrarem-se talhões de bourbon amarelo que reconhecidamente oferece uma das mais reputadas bebidas. Certamente, dessa região sairão cafés que comporão o leilão no Museu do Café no mês que vem.”

 

O concurso será realizado na sede do Pólo Leste Paulista/APTA – Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, Km 3 – Monte Alegre do Sul – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3807-2837.

 

A programação completa  está disponível em www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=945

Notícias por Ano

Notícias por Polos