PUPUNHA: REUNIÃO NO VALE DO RIBEIRA ESTIMULA APROVEITAMENTO DOS FRUTOS

Farinhas fina e grossa, bolos, pães, tortas, bolinhos, suco, patês e creme feitos com pupunha. Reunião sobre o uso de pupunha (fruto) foi realizada no dia 22 de outubro no Pólo Vale do Ribeira/APTA, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, cuja sede fica no município de Pariquera-Açu. O objetivo da reunião foi fazer e experimentar diferentes receitas com o fruto da pupunheira, utilizando o conhecimento prático de alguns participantes, que serão difusores regionais da utilização culinária desse fruto.  

A principal colaboradora/instrutora da reunião foi Ana Rosa dos Santos Maebara, funcionária do Pólo Vale do Ribeira. Ela sempre fazia suas receitas com pupunha para serem degustadas durante os intervalos dos diversos eventos realizados al longo do ano na instituição.  

O Vale do Ribeira é a região que mais concentra o cultivo de pupunheira do Estado de São Paulo. São 2.118 hectares na região, em relação ao total de 2.820 hectares no Estado, segundo o Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuária (LUPA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.    

O cultivo na região é destinado à colheita do palmito, não dando tempo para que a planta produza frutos, diz a pesquisadora Valéria A. Garcia, do Pólo Vale do Ribeira/APTA. Alguns produtores deixam matrizes para colher os frutos para a retirada da semente, mas não aproveitam a polpa da fruta.

Já na região Amazônica a pupunheira tem a fruta como principal produto, e não o palmito. Assim, essa reunião foi para incentivar o aproveitamento de tudo aquilo que essa planta pode oferecer, agregando ainda mais valor à produção agrícola no Vale do Ribeira.

Os frutos da pupunheira constituem um alimento essencialmente energético, que contêm proteína, óleo, caroteno (pró-vitamina A), vitaminas B e C e ferro. Devem ser consumidos após seu cozimento e se prestam à extração de óleo e à produção de farinha, que é utilizada na alimentação humana e animal.

 

 

Composição média da polpa do fruto da pupunha (100 g de polpa ˜ 3 frutos).

Componente

Quantidade

Caloria

273,5 Cal

Proteína

3,3 g

Gordura

6,0 g

- gordura saturada

2,2 g

- gordura monoinsaturada

3,3 g

- gordura poliinsaturada

0,5 g

Colesterol

0 g

Carboidrato

34,9 g

Fibra

2,0 g

Vitamina A

1,1 mg

Vitamina C

18,7 mg

Tiamina (vit. B1)

0,045 mg

Riboflavina (vit. B2)

0,135 mg

Niacina

0,81 mg

 

Notícias por Ano

Notícias por Polos