PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO POLO CENTRO NORTE/APTA REGIONAL, PREMIADO PELA 3ª VEZ NO DIÁLOGO INTERBACIAS

O trabalho .Diagnóstico de Bacia Hidrográfica: Contribuições à Educação Ambiental. foi premiado como .Melhores práticas significativas de educação ambiental em recursos hídricos., na categoria de melhor apresentação oral de trabalho, durante o .IX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos., que aconteceu no período de 12 a 15 de setembro em Barra Bonita (SP). É a terceira vez que o projeto recebe o título. As premiações anteriores foram em 2008 (VI Diálogo Interbacias), como apresentação oral em seções técnicas, e em 2009 (VII Diálogo Interbacias), como melhor trabalho apresentado em painel.

O trabalho faz parte do projeto .Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação . FEHIDRO TG 350/2011., realizado com recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO), via Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG), em Pindorama, pelo Polo Centro Norte/APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O projeto é coordenado pelo pesquisador Antonio Lucio Mello Martins, diretor do Polo Regional, que incentiva sua equipe técnica a participar anualmente do encontro para divulgar as ações regionais realizadas pelo projeto. Este ano, foram focadas as atividades tanto técnicas quanto pedagógicas voltadas para a capacitação de educadores do projeto nos anos de 2010 e 2011.

O trabalho foi selecionado entre os 145 trabalhos inscritos, dos quais 11 são escolhidos para apresentação oral e apenas seis são premiados com troféu de melhores práticas significativas de educação ambiental em recursos hídricos.

Sobre evento

O encontro .Diálogo Interbacias. é realizado pelo Consórcio de Comitês de Bacias Hidrográficas Paulistas. Trata-se de Projeto de Educação Ambiental, contínuo e permanente, que proporciona, entre outros fatores, a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas à participação responsável na gestão das águas. Leva-se em conta a necessidade de formação de diferentes atores sociais para atuarem nos processos decisórios dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de Recursos Hídricos, respeitadas suas especificidades e diversidade cultural.

Entre os objetivos permanentes do .Diálogo Interbacias., destacam-se a discussão e avaliação dos resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas; a identificação e premiação, entre os participantes do Diálogo, das melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos; a articulação da integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando à sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas; a disponibilização das informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos; e a promoção da integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal. Mais informações podem ser encontradas no site http://dialogointerbacias.org

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (17) 3572-1592/2208 ou pelo e-mail polocentronorte@apta.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende