PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, “BACIA HIDROGRÁFICA: UM INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO” - FEHIDRO 355/2008 _ 1º MÓD.

O projeto Projeto de Educação Ambiental, “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação” vem sendo desenvolvido desde 2005 pelo Pólo Regional Centro Norte – Apta, em parceria com a FUNDAG, sob a coordenação do Pesquisador Antonio Lucio Mello Martins, apresentando uma equipe técnica, que atua como monitores ambientais a qual é formada por pesquisadores, técnicos apoio e estagiários da Unidade.

O projeto tem objetivo de promover a educação ambiental através de atividades de visitação monitorada com alunos da rede pública e particular pertencentes aos 66 municípios integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande - CBH-TG, os conceitos de reconhecimento de uma bacia hidrográfica, preservação dos recursos hídricos e conservação do solo. Paralelamente às visitações o projeto também oferece capacitação para um grupo de 50 educadores promovendo palestras e oficinas pedagógicas, que visam uma melhor atuação desses educadores junto aos alunos e à comunidade regional. Essas ações procuram incentivar as atividades relacionadas aos problemas ambientais regionais e propor soluções buscando a melhoria da qualidade de vida das cidades envolvidas no projeto sempre usando como ferramentas as pesquisas técnicas científicas desenvolvidas na Unidade.

Este trabalho de temática ambiental, encontra-se hoje em sua quarta etapa, com continuidade aprovada para 2011, e apresentou neste período um número de 14.450 alunos e 480 educadores que passaram pela Unidade em visitas monitoradas. Em 2008 o projeto recebeu o premio de melhor prática significativa de educação ambiental em recursos hídricos do comitê organizador do VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental, evento realizado anualmente pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) na cidade de Avaré-SP. Nesse ano de 2008 foram apresentadas em seções técnicas de forma expositiva as atividades do projeto com educadores e alunos. No ano seguinte, 2009, o projeto obteve nova premiação, como melhor trabalho apresentado em painel no VII Diálogo Interbacias. Dessa vez com apresentação de uma ação concreta no município de Ariranha-SP que envolveu o tripé: instituição de pesquisa, escola e comunidade na recuperação de mata ciliar do município por alunos e educadores.

Neste ano de 2010, o projeto realizará nova capacitação de educadores que será dividida em 3 módulos com carga horária de 192 horas atividade, a qual abordará temas técnicos diversificados envolvendo conceitos sobre: uso racional da água, práticas conservacionistas do solo, técnicas de recomposição de mata ciliar, controle biológico entre outros,apresentados aos educadores e técnicos de 20 municípios pertencentes ao CBH-TG. As aulas serão ministradas pela equipe técnica do Pólo e também por equipes parceiras de Instituições de Ensino Estaduais (Unesp), Centro Tecnologia Hidráulica DAEE (CTH USP) e Secretariado Meio Ambiente (SMA).

Os temas apresentados são aplicados pelos educadores em atividades interdisciplinares em sala de aula e os resultados têm sido promissores a toda comunidade regional. Neste mês dia 26 (sexta feira) o tema da capacitação será “O Monitoramento da Bacia Hidrográfica: Contribuições a Educação Ambiental”, com aulas práticas sobre o Manejo da Água e do Solo com exemplo de construção da maquete da Microbacia do “Córrego da Olaria”.

A missão do Pólo Regional Centro Norte é “gerar e transferir conhecimentos ao nível regional”, e pode de maneira complementar, através desse projeto, colocar sua infra-estrutura à disposição de alunos, educadores, produtores e visitantes em geral, justificando de forma mais ampla a sua existência perante a comunidade regional.

PARA VISITAR O BLOG DO PROJETO ACESSE:

Data: 26 de fevereiro de 2010

Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Norte

(Estação Experimental de Pindorama)

Rod. Washington Luiz, km 372 – Pindorama – SP

Coordenação: Dr. Antonio Lúcio Mello Martins / Pólo Regional Centro Norte

Horário:

8h - Abertura

Dr. Antonio Lucio Mello Martins – Diretor Técnico / Pólo Regional Centro Norte

Coordenador do Projeto

8:h10 - “O Monitoramento da Bacia Hidrográfica: Contribuições a Educação Ambiental” - Maria Conceição Lopes – Oficial ApCT / Pólo Regional Centro Norte

Coordenadora Pedagógica do Projeto