PROJETO DA APTA É PREMIADO NO VI DIÁLOGOS INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS

09/09/2008

O projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação”, desenvolvido pelo Pólo APTA Cento Norte, recebeu o prêmio de melhor prática significativa ambiental em recursos hídricos do comitê organizador do VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental, evento realizado anualmente pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)  cidade de Avaré.

Este evento integra os nove Comitês de Bacias de Bacia Hidrográfica em todo o Estado, sendo o público alvo constituído por educadores, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e da sociedade civil em geral.

Com a identificação e premiação entre os participantes dos Diálogos, das práticas mais significativas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos hídricos procura-se divulgar e valorizar práticas educativas e promover uma avaliação de seus resultados diretos e indiretos nas escolas, universidades, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e comunidades das bacias hidrográficas.

O projeto coordenado pelo pesquisador e diretor do Pólo, Antonio Lucio Mello Martins, representou a APTA e o Comitê da Bacia Hidrográficas do Rio Turvo e Grande, concorrendo com 31 trabalhos selecionados de todo o Estado. Esta é primeira vez que uma instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura recebe este prêmio.

Desenvolvido na região de Pindorama, sede do Pólo APTA Centro Norte, o projeto promove a educação ambiental através do monitoramento de atividades de ensino, no qual conceitos sobre a preservação de recursos hídricos, uso racional da água conservação do solo, qualidade da água e saneamento são repassados aos alunos em visitas monitoradas ao Pólo e na capacitação de professores da região. Há dois anos em ação, o projeto atendeu cerca de 14.000 alunos e 400 educadores, provenientes de 35 municípios da região da Bacia do Turvo Grande.

Todo o trabalho desenvolvido pelo projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação” foi uma ação conjunta entre a unidade de pesquisa eo sistema de ensino através de educadores e alunos da rede escolar, do ensino fundamental e médio, dos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande e a comunidade regional em geral.

O projeto contribui na missão do Pólo Apta Centro Norte que é gerar e transferir conhecimento ao nível regional e consegue de maneira aditiva, colocar sua infra-estrutura técnica à disposição justificando de maneira mais ampla a sua existência perante a sociedade. Apoiado no tripé instituição de pesquisa-ensino-comunidade esse trabalho abre novas e promissoras perspectivas de trabalho dentro do campo da educação ambiental para as gerações futuras.

As escolas interessadas em participar do projeto, podem receber mais informações pelos telefones: (17) 3572-1592 / 3572-2208 e pelo e-mail: polocentronorte@apta.sp.gov.br.

Cleide Elizeu

Assessoria de Comunicação da Apta Regional