PROJETO AMBIENTAL DO PÓLO APTA CENTRO NORTE PARTICIPA DE EVENTOS EM S. J. DO RIO PRETO

por Cleide Elizeu

Os pesquisadores do Projeto “Bacia Hidrográfica: Um instrumento para educação”, desenvolvido pelo Pólo APTA Centro Norte receberam convites do Departamento de águas e Energia Elétrica da Bacia do Turvo Grande e da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto para a apresentação do projeto de educação ambiental em eventos da cidade.

No primeiro convite, o projeto de Educação Ambiental do Pólo será levado para o  encerramento do Programa pelo Uso Racional da Água, que está sendo promovido pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica atuante na região do Comitê de Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Neste evento, que acontecerá nos dias 02 e 03 de Julho, na cidade de São José do Rio Preto, os pesquisadores participarão de uma mesa redonda de discussões e de uma oficina que irá propor ações ambientais para o setor da educação.

Além disso, a partir do convite da Secretaria de Educação de São José de Rio Preto, os pesquisadores participaram da III Bienal do Livro que aconteceu no início do mês de Maio, na cidade. Durante a Bienal, foram apresentadas palestras e o vídeo do projeto para os visitantes da feira, além dos alunos e professores da Escola Municipal Luiz Jacob, que também estavam na feira.

O projeto

O projeto de educação ambiental “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação” tem como objetivo promover a educação ambiental e orientar para a importância do reconhecimento de uma bacia hidrográfica como unidade de conservação regional. Além disso, o projeto pretende viabilizar o contato de alunos com a diversidade da fauna e da flora.

Desenvolvido pelo Pólo Centro Norte, da Secretaria de Agricultura do Estado, o projeto oferece visitas monitoradas à Unidade onde são desenvolvidos conceitos e atividades de orientação, percepção e conscientização a respeito da preservação da água e do solo.

Esse trabalho, desenvolvido em parceria com o FEHIDRO, já abrangeu 14 mil alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e particular. Iniciado em 2005, o projeto - que envolveu 32 municípios integrantes dessa Bacia Hidrográfica - também ofereceu capacitação aos 52 professores, por meio de palestras e oficinas pedagógicas.

Tel: (19)3743.1679