PRODUTORES CAPACITADOS JÁ INSTALAM HORTAS ORGÂNICAS RURAIS E PERIURBANAS



138 produtores rurais participaram de nove treinamentos, por período de um ano, nos municípios de Bauru, Botucatu, Avaré e Itatinga, como parte de projeto sobre horta orgânica destinado a gerar e transferir tecnologias adaptadas às condições regionais. Os participantes do projeto construíram uma horta orgânica, orientados por especialistas, na unidade demonstrativa instalada no Centro de Difusão de Tecnologia de Tibiriçá, no município de Bauru.

Um ano depois, constatou-se que 59% dos produtores treinados instalaram hortas orgânicas em áreas rurais e periurbanas. O preparo do solo foi conduzido de forma orgânica e o manejo da produção e controle fitossanitário está sendo adaptado gradualmente.

As ações de capacitação dos produtores foram realizadas por meio do projeto “Horta orgânica para o desenvolvimento local sustentável”, executado pelo Polo Regional Centro Oeste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Estiveram envolvidos no projeto pesquisadores e palestrantes do Polo Regional Centro Oeste - Bauru; da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) – Campus Botucatu (FCA-UNESP); da Secretaria Municipal de Agricultura de Bauru; e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

No trabalho de acompanhamento e capacitação dos produtores, constatou-se que alguns horticultores já faziam práticas de conservação do solo, utilização e manejo de esterco curtido e composto de cobertura vegetal. “Destes produtores, os que continuaram fazendo essas práticas possuem propriedades equilibradas, produtivas, com pouco uso ou necessidade de compra de insumos fora da propriedade rural”, dizem os autores do trabalho Maria José De Marchi Garcia, Eduardo Mendonza, Amanda Cruz Nogueira, Rosemary Marques de Almeida Bertani, Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto e Rafael Dorini de Oliveira.
 

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende

Fernanda Domiciano (estagiária)

(11) 5067-0424
 

Notícias por Ano

Notícias por Polos