PRODUÇÃO DE SOJA, GIRASSOL E AMENDOIM PODE SER ALTERNATIVA PARA PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO

13/02/2006

Os pesquisadores científicos do Pólo Regional do Centro Leste, em Ribeirão Preto, vão apresentar uma alternativa de lucro aos produtores rurais que cultivam cana-de-açúcar e no período da entressafra poderão utilizar a terra para obter lucro com outras culturas. Esse é um dos objetivos do Dia de Campo "Plantio direto de culturas comerciais e adubos verdes na renovação de cana crua", que acontece na próxima quarta-feira, dia 15, na Estação Experimental da COPLANA no município de Guariba. Durante o evento os produtores vão conhecer um pouco mais sobre o sistema de plantio direto utilizando a soja, girassol, e amendoim, o que pode contribuir para aumentar a renda nas pequenas propriedades rurais.

 

O evento, organizado pelo pesquisador científico Denizart Bolonhezi do Pólo Regional do Centro Leste, será realizado em uma área de plantio de cana-de-açúcar e que servirá como experimento para avaliar as vantagens no cultivo de outras culturas através de três tipos de cultivo diferentes; plantio direto, convencional e mínimo. A área foi dividida em quatro estações nas quais os participantes farão visitas aos experimentos com as sugestões apresentadas pelos pesquisadores e discutir sobre sua vialibilidade.

 

O sistema de plantio direto, uma das técnicas mais utilizadas, consiste em não remexer a terra, ou seja, não arar e gradear, e plantar uma outra cultura no mesmo local. Para isso usa-se herbicida, preparando a terra para o cultivo dessas culturas comerciais, fazendo o plantio em cima da palha de cana-de-açúcar, por exemplo.

 

Segundo a pesquisadora científica da área de melhoramento genético do Pólo Regional do Centro Leste, Sandra Helena Uneda Trevisoli, a cana-de-açúcar, em grande expansão no Estado de São Paulo, é uma cultura que pode ser colhida por vários ciclos, (cinco ou seis vezes entre os meses de outubro e novembro). Deve ser plantada entre os meses de março e abril, e no intervalo - de novembro a março – a terra pode ser utilizada para o cultivo de outras culturas, como a soja, o girassol, e o amendoim.

 

No Dia de Campo os pesquisadores farão experiências com a soja IAC 23, o girassol IAC-Iarama, e amendoim. "O IAC-23 é um tipo de soja de ciclo precoce que vem como uma das alternativas para a plantação na renovação de cana-de-açúcar", explicou a pesquisadora.

 

Serviço:
Dia de Campo: "Plantio direto de culturas comerciais e adubos verdes na renovação de cana crua"
Dia 15/02 – quarta-feira – 8 horas
Viveiro de Mudas Coplana – Guariba/SP
polocentroleste@aptaregional.sp.gov.br

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação
comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Notícias por Ano