PREGOEIRO DA APTA VOLTA A SER PREMIADO NO CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS

alvacir2012

Pelo terceiro ano consecutivo, Alvacir José da Silva, pregoeiro da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (APTA/SAA), foi premiado durante o “VII Congresso Brasileiro de Pregoeiros- 2012” que aconteceu no período de 19 a 23 de março, em Foz do Iguaçu (PR). Alvacir é o diretor do Núcleo de Suprimentos do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional).

Alvacir disputou três subcategorias, tendo vencido as categorias “Pregoeiro: maior número de pregões realizados sem interposição de recursos: 268” e “Maior número de pregões realizados com propostas válidas: 262”. Para isso, em 2011 ele executou e/ou assessorou as instituições da APTA nas compras públicas, através das mais variadas fontes, ou seja, TESP/PAC/OEPAS/FINEP/FAPESP.

Ele recebeu o “Prêmio 19 de Março”, criado pela Editora Negócios Públicos do Brasil, responsável pela Revista "O Pregoeiro" e “Negócios Públicos”. Este prêmio surgiu da necessidade de se valorizar os trabalhos e incentivar os profissionais “pregoeiros” de todo o País, proporcionando uma homenagem à classe dos que transformaram e dinamizaram o fenômeno das compras governamentais. A premiação é a única do gênero e sua importância se destaca a cada nova edição. Tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização da modalidade pregão, uma das mais modernas e eficazes ferramentas de compras já colocada à disposição da Administração Pública.

No seu agradecimento, Alvacir citou o “nosso eterno ídolo Ayrton Senna da Silva” para enfatizar o trabalho em equipe. “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. Considerou a premiação “um momento de reconhecimento pela contribuição e eficiência nas aquisições públicas para os pregoeiros que se destacaram durante o ano de 2011”.

Além disso, destacou que o pregoeiro deve estar atento ao cumprimento da “função social do dinheiro público, atento à necessidade administrativa, porém muito mais ao interesse público”. “Aliás, muitos e novos desafios enfrentaremos neste ano de 2012”, concluiu.