POLO ALTA PAULISTA PARTICIPA DA 23ª EXPOVERDE DE ADAMANTINA, COM TEMA SUSTENTABILIDADE

O Polo Alta Paulista/Apta Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participou da ExpoVerde 2011 . 23ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina . que aconteceu no período de 6 a 11 de setembro, no recinto Poliesportivo da cidade. O evento, realizado pela Prefeitura do Município, tem o objetivo de despertar a consciência ecológica na população, ao apresentar diversos temas ligados ao meio ambiente, além de exposição de plantas e animais, mostra comercial e industrial e palestras.

A presença da APTA/SAA é uma oportunidade para apresentar as atividades de pesquisa, tornando a instituição mais integrada na região. Além dos tradicionais banners, nos últimos anos a participação da APTA tem sido intensificada. Neste evento, por exemplo, ao lado do estande da instituição no pavilhão de exposições, também foi montada maquete com o tema sustentabilidade.

Nesse aspecto, tentou-se levar ao público uma estrutura que, mais do que chamar a atenção, fosse capaz de fornecer informações sobre o conceito de desenvolvimento sustentável. Ou seja, a idéia foi discutir como se pode alcançar o crescimento econômico juntamente com o desenvolvimento mais igualitário da sociedade e ao mesmo tempo conservar-se o meio ambiente.

A maquete (figuras 1, 2, 3 e 4) foi confeccionada de forma que pudessem ser observadas questões como adubação verde, aproveitamento de resíduos sólidos (pneus, plásticos etc.) e geração de energias renováveis.

O estande da APTA/SAA (figura 5) permitiu atrair o público para visitar a unidade de pesquisa e fornecer informações das atividades desenvolvidas pela instituição, além de ser ocasião para informar o público sobre a missão institucional.

De acordo com os organizadores, a estimativa é de que cerca de 90 mil pessoas passaram pela exposição durante os cinco dias e seis noites de evento.