PINHÃO MANSO: DIA DE CAMPO APRESENTA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E EXTRAÇÃO DE OLÉO

26/03/2009

Transferir tecnologia e promover o desenvolvimento rural sustentável são os objetivos do dia de campo “Pinhão-manso - produção e extração de óleo”, que ocorre nesta sexta-feira (27 de março), a partir das 8 horas, em Águas de Santa Bárbara.

O evento, realizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ambas ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), por meio do projeto de políticas públicas “Sustentabilidade na produção de oleaginosas como inclusão social”.

Será uma oportunidade para produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio terem acesso a novas tecnologias e contato com a cultura em módulos experimentais, dizem os coordenadores do evento Aparecida Marques de Almeida (pesquisadora da Apta em Bauru) e José Geraldo Carvalho do Amaral (do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati).

O intuito é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de programas e ações regionais de caráter participativo que estimulem a diversificação da produção. O pinhão-manso, que pertence à mesma família da mamona e da mandioca, tem potencial promissor para a produção de biocombustível, segundo os técnicos, e tem sido objeto de avaliações para identificar parâmetros tecnológicos como espaçamento entre plantas, formas de propagação (sementes, estacas, mudas), pragas, doenças e produtividade.

Também participam da promoção do dia de campo as prefeituras municipais de Bauru, Arealva e Cabrália Paulista, além da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Botucatu) e da Escola Técnica (Etec) “Astor de Mattos Carvalho”, de Cabrália Paulista.

SERVIÇO:

Dia de Campo “Pinhão-manso - produção e extração de óleo”
Data: 27/3/2009, das 8h às 12h
Local: Fazenda Potreiro (Núcleo de Produção de Sementes de Águas de Santa Bárbara - Cati) - Rodovia SP 261, Km 52 (Rodovia Castelo Branco - Águas de Santa Bárbara)

CONTATOS:
Assessoria de Comunicação da Secretaria