PESQUISADORES DA APTA RECEBEM PRÊMIOS E HOMENAGEM NO "X SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA"

O trabalho “Interação da produção de grãos de cultivares de milho safrinha com tratamento fungicida para controle de doenças foliares”, dos pesquisadores Gisèle Maria Fantin, Eduardo Sawazaki e Aildson Pereira Duarte, foi considerado um dos seis melhores trabalhos do X Seminário Nacional de Milho Safrinha, promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), que aconteceu na cidade de Rio Verde (GO), no período de 24 a 26 de novembro de 2009. A equipe do Programa Milho IAC/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do evento. Estiveram presentes 11 pesquisadores, dois técnicos de apoio e quatro estagiários dos Institutos Agronômico (IAC-APTA) e de Economia Agrícola (IEA-APTA) e de Pólos Regionais/APTA, vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

Também foi premiado no seminário o trabalho “Rentabilidade de sistemas de produção de milho safrinha convencional e transgênico Bt na região do Médio Paranapanema, Estado de São Paulo, 2009”, de autoria dos pesquisadores Alfredo Tsunechiro, Marli Dias Mascarenhas Oliveira, Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto e Aildson Pereira Duarte. Alfredo e Marli são pesquisadores do IEA e Fernanda é pesquisadora do Pólo Centro-Oeste/APTA.

 

A equipe de pesquisadores do Estado de São Paulo apresentou 14 trabalhos científicos na Sessão Poster do Seminário de Rio Verde. A Comissão Científica do evento selecionou e premiou, entre os 69 trabalhos apresentados, os seis melhores, independentemente de área temática, com a entrega de um certificado e de dois livros (“Fundamentos da matéria orgânica dos solos” e “Manejo de doenças na cultura do milho safrinha”) para cada equipe de autores. O segundo livro é de autoria dos pesquisadores Gisèle Maria Fantin e Aildson Pereira Duarte.

 

Homenagem

 

Na solenidade de abertura do Seminário, a ABMS prestou homenagem a 10 personalidades (pesquisadores e docentes), que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento técnico-científico da cultura do milho safrinha, com a entrega de uma placa de prata. O pesquisador Aildson Duarte foi homenageado por seus trabalhos de coordenação das comissões organizadoras dos Seminários Sobre a Cultura do Milho “Safrinha” de 1993, 1994, 1995, 1997 e 2005, todos realizados em Assis (SP).

 

Já o pesquisador Alfredo Tsunechiro foi homenageado pela coordenação do Seminário de 1999, realizado em Barretos (SP). Ele disse que compartilha esta honraria com os assistentes agropecuários Armando Azevedo Portas e Cândido Miele Junior, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que dividiram com ele a responsabilidade pela coordenação da comissão organizadora do evento de 1999.  

 

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende

(11) 5067-0424

 

Acompanhe a Secretaria de Agricultura:

www.agriculturasp.blogspot.com

www.twitter.com/agriculturasp

www.youtube.com/agriculturap

 

Notícias por Ano