PESQUISADORES DA APTA REALIZAM I ENCONTRO DE PÓS-COLHEITA DE HORTALIÇAS

encontroposcolheita

O “I Encontro de Pós-colheita de Hortaliças da APTA” aconteceu no dia 15 de março, em Jundiaí (SP). O primeiro evento foi uma iniciativa dos pesquisadores de pós-colheita da instituição, tendo sido organizado pelas pesquisadoras Juliana Sanches, do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC/APTA), e Silvia Antoniali do Carmo, da APTA Regional Extremo Oeste/UPD Araçatuba, ambos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O objetivo do encontro foi o de organizar e direcionar estudos pós-colheita, de acordo as diretrizes institucionais e necessidades dos agricultores paulistas. O evento foi idealizado pelos pesquisadores de pós-colheita da APTA. Participaram do encontro pesquisadores da APTA Regional, do IAC e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

Durante o encontro, os pesquisadores trocaram informações sobre suas especialidades, e foi dado início a um trabalho de prospecção dentro da cultura de folhosas. A tecnologia pós-colheita envolve uma série de linhas de estudo que visam manter ao máximo a qualidade de produtos agrícolas, reduzindo perdas e aumentando seu valor comercial, explica o pesquisador Daniel Gomes da APTA Regional Leste Paulista.

O sucesso do evento já resultou num novo encontro que vai ser realizado dia 08 de maio na APTA Regional Centro-Sul, com sede em Piracicaba. O projeto de pós-colheita de folhosas será novamente discutido, além de introdução de novos temas e áreas de estudo.

Além de Gomes, Sanches e do Carmo, compareceram os pesquisadores Celina Maria Henrique Fortes (APTA Regional Centro Sul); Maria Cecília de Arrida Palharini (APTA Regional Centro Oeste); Marise Cagnin Martins Parisi e Patrícia Patri (APTA Regional Centro Sul); Sebastião Wilson  Tivelli (UPD/APTA São Roque); Silvia Regina de Toledo Valentini, Valéria Delgado de Almeida Anjos e José Maria M. Sigrist (GEPC-ITAL); Maria A. Lima e Antonio C. L. Lino (CEA-IAC); Luis Felipe Purquerio e Roberta Pierry Uzzo (Hortaliças-IAC); e o oficial de apoio Fabiano T. Amikura (UPD Araçatuba/APTA Regional Extremo Oeste).