PESQUISADORES DA APTA PARTICIPAM DE CRIAÇÃO DA REDE DE PESQUISA EM BANANICULTURA

A “Rede de Pesquisa em Bananicultura nos Subtrópicos da América do Sul – MUSASUL” acaba de ser criada. Foi durante reunião realizada no dia 10 de outubro de 2009, em Corupá (SC), com a presença de 18 pesquisadores dos estados brasileiros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e da província argentina de Jujuy.

 

A Rede tem o objetivo de somar esforços das instituições de pesquisa da região subtropical da América do Sul, para otimizar a produção científica e o desenvolvimento tecnológico da bananicultura no Cone Sul. Entre as ações propostas, figuram a prospecção de demandas de pesquisa, a colaboração interinstitucional, a realização de projetos interinstitucionais e a captação de recursos financeiros para a pesquisa regional.

Durante o evento, foram escolhidos um coordenador geral e delegados das instituições de pesquisa, que terão como missão buscar a participação de outras instituições e animar a discussão sobre o modelo de organização da MUSASUL. A próxima reunião será realizada em Curitiba (PR), em março de 2010, com o objetivo de formalizar a Rede e dar início as suas primeiras ações.

 

Participaram da reunião, pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, os pesquisadores Eduardo Jun Fuzitani, Erval Rafael Damatto Junior, Edson Shigueaki Nomura, Luis Alberto Saes e Wilson da Silva Moraes (do Polo do Vale do Ribeira), Raul Soares Moreira (aposentado do Instituto Agronômico – IAC/APTA) e Josiane Takassaki Ferrari (Instituto Biológico – IB/APTA).

 

Também estavam presentes representantes da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Neto” (UNESP), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Associação dos Bananicultores de Corupá (ASBANCO), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e El Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA-Argentina) (notícia elaborada com base em texto enviado por Iolanda Maruyama, do Pólo do Vale do Ribeira).

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende

(11) 5067-0424

 

Acompanhe a Secretaria de Agricultura:

www.agriculturasp.blogspot.com

www.twitter.com/agriculturasp

www.youtube.com.br/agriculturasp

 

 

Notícias por Ano

Notícias por Polos