PESQUISA E EXTENSÃO PÚBLICA E PRIVADA, JUNTAS EM APOIO À PRODUÇÃO FAMILIAR DE LEITE

A primeira “Reunião técnica agropecuária familiar – pecuária leiteira”, que aconteceu no último dia 3 de dezembro em Ribeirão Preto (SP), reuniu 47 pessoas entre estes pesquisadores científicos, técnicos extensionistas e pecuaristas de leite da região. O encontro foi promovido pelo Polo Regional Centro Leste/DDD/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA).

A reunião discutiu como estabelecer a integração entre os pesquisadores da APTA Regional de Ribeirão Preto, os técnicos extensionistas da Cooperativa Nacional Agro Industrial (COONAI) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e os pecuaristas de leite da região. O propósito do encontro era o de intensificar a transferência de tecnologia visando ao aumento da produção de leite com melhor qualidade, bem como discutir um Programa de Transferência de Tecnologia.

Logo no início, o diretor do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (DDD), Alceu de Arruda Veiga Filho, mostrou como funciona a estrutura dos órgãos de pesquisa da SAA-SP. Já o diretor do Polo Regional Centro Leste, José Ramos Nogueira, apresentou as diversas linhas de pesquisa existentes na região.

A sequência de palestras foi dividida em “Palavra do Pesquisador”, “Palavra do Técnico Extensionista”, “Palavra do Produtor” e a apresentação do Programa de Transferência de Tecnologia.

Na “Palavra do Pesquisador”, a pesquisadora Márcia Saladini Vieira Salles falou da importância do trabalho conjunto da ciência, da extensão e do produtor rural para o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias da cadeia do leite, com foco no aumento da produtividade e da qualidade do leite produzido. Em seguida, expôs resultados de um projeto da linha de pesquisa de Leite Funcional, desenvolvido no Polo Regional em parceria com pesquisadores da USP de Pirassununga. Resultados positivos na saúde da glândula mamária de vacas leiteiras Jerseys resultaram no aumento da produção de leite.

Na “Palavra do Técnico Extensionista”, o médico veterinário Bruno Vicente Nadruz, técnico da COONAI de Ribeirão Preto, relatou a importância da transferência de tecnologia para o pecuarista de leite da região e do aumento da produtividade nas propriedades onde o pecuarista trabalha em conjunto com o técnico extensionista.

Na “Palavra do Produtor”, Luiz Carlos Roma, proprietário do Sítio Santa Luzia, apresentou as tecnologias introduzidas em sua propriedade familiar produtora de leite na região. Ele deu testemunho de como foi produtivo o trabalho em conjunto com o técnico extensionista, resultando no aumento da produção de leite e da tecnificação de sua propriedade rural.

Para finalizar, o pesquisador Luiz Carlos Roma Junior apresentou o Programa de Transferência de Tecnologia APTA Centro Leste/COONAI/CATI. A proposta consiste na transferência de tecnologia para a atividade leiteira de agricultores familiares, visando à melhoria da qualidade do leite. A transferência será realizada através de treinamentos teórico-práticos divididos em módulos de acordo com a preferência dos produtores participantes do programa. Todos os produtores participantes do programa terão a propriedade acompanhada em termos de qualidade do leite durante 1 ano.