NOVIDADE: FRUTA CHINESA NO BRASIL

14/04/2005

A longan, uma fruta chinesa de sabor adocicado, já está sendo colhida na região de Ribeirão Preto, São Paulo. No meio do canavial há uma paisagem diferente. São 700 pés de longan, uma fruta pouco conhecida no Brasil, mas que tem dois mil anos de história.

“É uma fruta milenar, sagrada para os chineses. Eles precisam ter essa fruta na virada do ano porque ela traz prosperidade, é sinal de fortuna” – contou o agricultor Mauro Castaldelli.

As mudas foram importadas da Ásia há 15 anos e plantada em uma fazenda em Dumont, a 350 quilômetros de São Paulo. A espera pela primeira produção durou 12 anos, tempo longo, recompensado pelos frutos dessa safra, de 35 toneladas.

“O tempo favoreceu e ela produziu o máximo que poderia produzir. Foi uma produção excelente e de boa qualidade” – disse Édson Matias dos Santos, administrador da fazenda.

A longan, também conhecida como olho de dragão, é uma fruta de origem chinesa da mesma família da lichia. Segundo os especialistas, ela tem alto teor de ferro, fósforo e vitaminas e, por isso, é muito consumida no Oriente com fins medicinais.

Do campo as frutas vão para o galpão de beneficiamento. O cuidado na seleção e embalagem dos frutos preserva a qualidade do produto. Atenção que começa no campo, com o manejo adequado que garante vida longa ao pomar.

O quilo da fruta é vendido, em média, por R$ 12,00.

Programa Globo Rural - TV Globo

Notícias por Ano