NOVAS REGRAS DO SISBOV PASSAM A VALER A PARTIR DE 14 DE SETEMBRO

23/08/2006

São Paulo, 23 - A Instrução Normativa 17, publicada no dia 13 de julho e que entrará em vigor em 14 de setembro, substituirá todas as normativas do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). O diretor da certificadora Planejar, Luciano Medici Antunes, explica que a rastreabilidade terá de ser feita em todo o rebanho.

As novas regras também prevêem a realização de duas auditorias do sistema de produção da fazenda, que, a partir de agora, só poderá ter uma certificadora. Com isso, o produtor terá custos maiores. "Além de rastrear todo o rebanho, terá de pagar duas auditorias anuais em torno de R$ 500 cada, além de R$ 2,50 por animal", destaca Antunes. "Em contrapartida, espera-se que isso seja revertido em maior rentabilidade."

O produtor tem prazo até 14 de setembro para aderir às novas regras e a partir de 1º de dezembro só poderá contratar serviços dentro da nova regra. A partir de 1º de janeiro de 2009, a propriedade que tem animais rastreados só poderá comprar gado que tiver o certificado de rastreabilidade.

Fonte: Estadão

Notícias por Ano

Notícias por Polos