NO VALE DO RIBEIRA, CURSO VAI CAPACITAR PRODUTORES NO MANEJO INTENSIVO DE LEITE A PASTO

05/02/2009

Com o objetivo de capacitar produtores e trabalhadores rurais no manejo intensivo de leite a pasto, acontecerá em Registro (SP), nos próximos dias 6 e 7 (sexta e sábado) e na semana de 16 a 21 de fevereiro, o curso denominado “Programa Pecuária Leiteira – PROLEITE”. O evento é promovido pelo Pólo Regional Vale do Ribeira/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Registro, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) e Associação dos Criadores de Búfalos do Vale do Ribeira (ACRIBUVAR), com o apoio da CATI e da UNESP.

O curso será coordenado pelo pesquisador NélcioAntônio Tonizza de Carvalho, da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro (UPD/Registro), vinculada ao Pólo Regional/APTA.

No módulo I, nos dias 6 e 7, está prevista a “sensibilização” do maior número possível de produtores rurais interessados em aplicar o Programa na propriedade rural. Nesse período, será realizada apresentação do Programa, inscrições e assinatura de termo de compromisso, bem como definição da propriedade demonstrativa a ser visitada e data do primeiro módulo.

Já o módulo II vai abordar, no período de 16 a 21 de fevereiro, o “Planejamento e gerenciamento de propriedades leiteiras”. Para isso, serão desenvolvidos, durante o Programa, o “Caderno de Campo” e o “Caderno de Custo Operacional”, onde serão levantadas todas as anotações importantes para o gerenciamento mínimo da propriedade leiteira.

O número de participantes deve variar de 12 a 25 pessoas, que devem ser produtores de leite ou trabalhadores rurais.

SERVIÇO:

PROGRAMA PECUÁRIA LEITEIRA – PROLEITE
Data: 6 a7 e 16 a 21 de fevereiro de 2009
Público-alvo: produtores e trabalhadores rurais
Local: Anfiteatro da CATI/Registro (parte teórica) – Av. Wild José de Souza, 456 – Registro (SP)
UPD Registro/APTA (parte prática) – BR 116, Km 465, Registro – SP
Informações: Nélcio Antonio Tonizza de Carvalho – Tel.: (13) 3822-9068