MILHO: EVENTO TÉCNICO SOBRE MILHO SAFRINHA CONTA COM A PRESENÇA DE GRANDES NOMES DA PESQUISA NACIONAL

16/11/2005

 

O VIII Seminário Nacional de Milho Safrinha, que será realizado em Assis a partir do dia 21 de novembro, traz no seu programa grandes nomes da pesquisa nacional. As palestras serão proferidas por especialistas de Instituições de Pesquisa, Universidades, cooperativas e empresas, em diversas áreas do conhecimento. O evento vai abordar temas como zoneamento agrícola, fisiologia e tolerância a stress hídrico, densidade e arranjo populacional em milho safrinha, sistemas de produção, resistência à lagarta-do-cartucho, manejo de plantas infestantes, equipamentos e técnicas de aplicação de produtos fitossanitários, monitoramento de doenças, variabilidade genética de patógenos e controle químico de doenças foliares.

No Vale do Paranapanema, a produtividade média do milho safrinha dobrou nos últimos 15 anos. Além da melhoria das práticas culturais que viabilizaram o emprego de cultivares de maior potencial produtivo, ocorreram ganhos genéticos devido ao desenvolvimento de genótipos adaptados à safrinha, ao acúmulo de informações sobre o comportamento das cultivares e à recomendação criteriosa das cultivares na região ao longo do tempo. Destacam-se, entre as características desejáveis dos genótipos de milho safrinha, a tolerância aos estresses pela deficiência hídrica e temperaturas baixas, a resistência ao acamamento e quebramento de plantas e às manchas foliares de Phaeosphaeria e de Cercospora.

Os trabalhos que serão apresentados no evento sob a forma de pôster registram resultados desta modalidade de cultivo de vários Estados do país: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os participantes terão acesso aos resultados de pesquisas nas áreas de Fitotecnia, adaptação de genótipos à safrinha, adubação nitrogenada, agrometeorologia, severidade de doenças foliares, densidade e arranjo populacional, resistência a pragas e sócio-economia.

Com certeza, o evento será uma grande oportunidade de aprimoramento de conhecimentos e discussão entre especialistas, visando à melhoria do sistema de produção de milho safrinha no país.

 

 

VIII Seminário Nacional de Milho Safrinha

Data: 21 a 23 de novembro/2005

Local: auditório da Unip/Assis-SP

Promoção: ABMS – Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Realização: Instituto Agronômico (IAC) e Apta Médio Paranapanema

Inscrições pelo site: www.iac.sp.gov.br/milhosafrinha

Fone para contato: (18) 3324-1378

 

 

Waldyra Rodrigues Duarte
Jornalista – MTb 41072
Assessoria de Imprensa
Mais informações (18) 9705-2059

Notícias por Ano

Notícias por Polos