LEITE: PÓLO NORDESTE PAULISTA/APTA E CODEAGRO PROMOVEM EVENTO CONJUNTO EM MOCOCA

O Pólo Nordeste Paulista/APTA e Coordenadoria de desenvolvimento do Agronegócio (CODEAGRO), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vão realizar no período de 17 de Novembro a 08 de Dezembro,o evento “Rotinas de Trabalho:  Melhor Qualidade – Maior Lucratividade”. O evento tem o objetivo de esclarecer os principais problemas encontrados na produção leiteira e elucidar dúvidas, de modo a atender às novas especificações da Normativa 51 e obter um produto de boa qualidade para o exigente mercado consumidor.

A Normativa, por sua vez, define o leite como: “...o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda”.

Resultados que ainda serão publicados de dois projetos de Pesquisa desenvolvidos no Pólo em parceria com a USP-Pirassununga despertaram a preocupação por maior aproximação com técnicos que atuam na área láctea, bem como com os demais profissionais e, no fim do segmento, com o trabalhador que lida literalmente com a extração e produção leiteira. A idéia é passar os resultados e as conclusões dos referidos trabalhos, de modo a atender uma demanda existente nos dias de hoje, dizem os organizadores do evento.

A iniciativa do Pólo Nordeste Paulista/APTA e da CODEAGRO teve apoio de lideranças regionais presentes no setor lácteo, como o Sindicato Rural, a Cooperativa de Leite de Mococa, o Laticínio Mococa e lojas de produtos agropecuários da cidade, bem como as empresas Agromac-Westfaliasurge e Pfizer, Tortuga entre outras, além de entidades como a FundAg e a Associação de Criadores de Gir Leiteiro e parceiros do programa de leite do Sebrae.

A iniciativa decorre do trabalho que o Pólo Nordeste Paulista/APTA desenvolve, desde 2005, junto a produtores com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva e a qualidade do leite da macrorregião de Mococa (SP). Este trabalho é feito por meio do desenvolvimento e da execução de Projetos de Pesquisa e, principalmente, através da integração com o público, realizando eventos para a capacitação de produtores e trabalhadores da atividade.

 

Programação:

 

Data:

17 de Novembro de 2009 a 08 de Dezembro de 2009

Horário:

09:00 às 12:00

Local: 

PRDTA Nordeste Paulista - Sede
Av. Presidente Castelo Branco, final; Mococa, SP

Público Alvo:

Produtores de leite Retireiros Ordenhadores

Programação:

MÓDULO 1 – Reprodução – 17/11/2009
Cuidados da vaca seca ao parto.
Cuidados da vaca pós-parto.
Manejo reprodutivo e doenças da reprodução.
Vacas secas

MÓDULO 2 – Alimentação – 24/11/2009
Alimentação de bezerros.
Alimentação das novilhas e touros.
Alimentação das vacas nas diferentes fases de lactação.

MÓDULO 3 – Sanidade – 01/12/2009
Cuidados ao bezerro.
Contenção e administração de medicamentos.
Sintomas de doenças e parasitoses.

MÓDULO 4 – Ordenha – 08/12/2009
Preparo do animal para ordenha e pós ordenha.
Tipo de ordenhas.
Higienização e manutenção da ordenhadeira e qualidade de leite.

Vagas:

15

Coordenação:

Weber Vilas Bôas Soares - PqC III - PRDTA Nordeste Paulista
Diego - CODEAGRO
Rui - CODEAGRO

Parceiros:

CODEAGRO
Cooperativa de Leite de Mococa
Laticínios Mococa
Agromac - Ribeirão Preto
Lagoa da Serra
Tortuga
SEBRAE

Informações:

Weber Vilas Bôas Soares
webervbs@yahoo.com.br
(19) 3656-0200

 

Notícias por Ano