LEITE: INSTRUÇÃO NORMATIVA ESTABELECE NOVOS PADRÕES DE QUALIDADE

05/07/2005

Brasília, 4 - O governo concedeu aos produtores de leite um prazo de seis meses para se adequarem às exigências da Instrução Normativa número 51, de setembro de 2002, que estabelece novos padrões de qualidade para os diversos tipos de leite comercializados no País. A IN autoriza o transporte do leite cru em latões em temperatura ambiente desde que a matéria-prima atinja os padrões de qualidade definidos em regulamento técnico específico e o leite seja entregue nas indústrias em no máximo duas horas após a ordenha.

"Os produtores com dificuldades de se adequarem à normativa não ficarão obrigados a adquirir tanques de refrigeração", explicou a chefe da Divisão de Leite do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Priscilla Bagnatori Rangel. As regras da IN entraram em vigor na última sexta-feira (1º) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Nordeste, as normas passarão a vigorar a partir de 01/07/2007.

A nova regra também permite o uso coletivo de tanques de refrigeração a granel (comunitários) e tanques por imersão em água gelada. Durante o início da IN, as ações de fiscalização terão caráter educativo, visando orientar o produtor. "O produtor rural não será prejudicado, pois as exigências referem-se, basicamente, à sanidade do rebanho leiteiro e à higiene, fatores essenciais no processo produtivo, independentemente de normas", ressaltou.

A técnica disse ainda que as indústrias deverão monitorar a qualidade da matéria-prima, encaminhando as amostras de leite cru para um dos laboratórios da Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do leite (RBQL). Ela enfatizou que a melhoria da qualidade do leite no Brasil permitirá ao consumidor ter acesso a produtos lácteos mais seguros.O Brasil produz anualmente cerca de 24 bilhões de litros de leite. As informações são da assessoria de imprensa do ministério.

Fabíola Salvador

Estadão

Notícias por Ano

Notícias por Polos