LEITE: ENTRA EM VIGOR A PARTIR DE HOJE A IN 51

01/07/2005

São Paulo, 1 de julho(Agência Interior) - A Instrução Normativa 51/2002, editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que estabelece regras mais rígidas sobre a produção e a industrialização do leite, começa a vigorar a partir desta sexta-feira.

A medida define que os tipos A e B deverão ter, no máximo, uma contagem de células somáticas (CCS) — indicador de sanidade do animal — de 600 mil por mililitro, e o monitoramento de resíduos de antibióticos deverá ser realizado pelo menos uma vez por mês.

O tipo C, porém, é o que sofrerá mais mudanças: o produto deverá ser refrigerado na própria fazenda em um prazo máximo de três horas após a ordenha.

A própria classificação de leite C deixará de existir. As indústrias terão de alterar a rotulagem para "leite pasteurizado — integral, semi-desnatado ou desnatado.

A IN 51 permite que o produto ainda seja coletado em latões, desde que seja entregue para o beneficiamento no mesmo recipiente em até duas horas após a ordenha.

Agência Interior

Notícias por Ano