INSTITUTO DE ZOOTECNIA: UM SÉCULO GERANDO PESQUISA AGROPECUÁRIA

14/07/2005

"Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal". Com essa missão o Instituto de Zootecnia (IZ) completará, em 15de julho de 2005, cem anos de geração de pesquisa científica, oferecendo seus produtos e serviços na área agropecuária paulista e brasileira. O evento que se inicia às 9 horas, na sede do IZ em Nova Odessa (SP), conta com a presença confirmada de Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Duarte Nogueira, Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

As autoridades brasileiras juntamente com a Delegação Australiana assinarão o "Protocolo de Intenções Brasil e Austrália", que vem reconhecer a necessidade de estreitar a relação entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Oeste da Austrália para promover a cooperação no desenvolvimento da agricultura e pecuária com futuras parceiras.

De acordo com o Diretor Técnico de Departamento do IZ, Paulo Bardauil Alcântara, o Ministério da Agricultura e Florestas da Austrália, por meio do Departamento de Agricultura da Austrália Ocidental, "tem interesse em tecnologias geradas em São Paulo no cultivo de cana-de-açúcar para produção de álcool, biocombustíveis, produção de ovinos deslanados para carne, além de espécies e cultivares de plantas forrageiras para clima seco."

A Instituição também assinará o termo de convênio entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, para a realização do estágio oficial de alunos junto ao Instituto de Zootecnia.

Outra novidade é a apresentação do Programa Estadual "Confina São Paulo". Com a expansão da cana-de-açúcar a área de pastagem para bovinos tem diminuído, e segundo o responsável pelo Programa, pesquisador Flávio Dutra Rezende, será formalizada uma proposta de trabalho de pesquisa para a melhoria da qualidade da carne produzida em São Paulo.

"Sabendo-se que São Paulo é o maior exportador de carne, estamos sugerindo um projeto que viabiliza o confinamento de animais com utilização de subprodutos da agroindústria (cana, laranja, algodão, soja, girassol) na alimentação bovina, destaca Flávio".

O evento iniciará com Hino Nacional executado pela Banda Municipal Prof. Gunars Tiss e o descerramento da placa de inauguração do Pórtico, reconstrução da entrada da Antiga Fazenda de Seleção do Gado Nacional – hoje marco comemorativo do centenário do IZ.

Haverá a entrega de homenagens às autoridades municipais, estaduais e federais, além de entrega à ex-diretores, funcionários, aposentados, parceiros e grupos de pesquisas científicas em destaque na Instituição.

Nesta semana o Instituto teve a honra de receber pela primeira vez, em um século de existência, a presença de um Governador de Estado, depois de Jorge Tibiriçá que fundou Nova Odessa, em 1905. Geraldo Alckmin que esteve na região (8/07) visitou o IZ e foi homenageado, recebendo das mãos de Paulo Bardauil Alcântara, Diretor Técnico de Departamento do IZ, o troféu comemorativo do Centenário do Instituto. Alckmin esteve na região para implantação de projetos, inaugurações e para entrega de viaturas à Polícia Militar Rodoviária, adquiridas pela Autoban.

Programa
9h00 - Hasteamento das Bandeiras Nacional, Paulista e do Município de Nova Odessa com execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Municipal de Nova Odessa
9h30 - Inauguração do Pórtico Comemorativo do Centenário do Instituto de Zootecnia
10h30 – Sessão Solene com composição da mesa de honra com as autoridades presentes