INSTITUIÇÕES DE PESQUISA DA REGIÃO APRESENTAM PROJETOS DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR ALUNOS BOLSISTAS, EM EVENTO

IAC, ITAL, IZ, Apta Regional e Embrapa se reúnem em evento que incentiva a produção científica de jovens pesquisadores
De 13 a 15 de agosto, mais de 150 projetos de pesquisa de alunos bolsistas da região, serão apresentados do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2013, que este ano acontecerá no auditório do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas.

O evento, que já está em sua sétima edição, tem como objetivo principal, apresentar os resultados dos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que estão vinculados às instituições parceiras: Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ), APTA Regional – estas instituições da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – além da Embrapa Monitoramento por Satélite e Embrapa Informática Agropecuária.

As pesquisas de iniciação científica que serão apresentadas na forma oral ou em pôsteres, abrangem assuntos de todas as áreas do agronegócio, desde o melhoramento do solo e sementes, até o alimento processado. Os estudos apresentados serão avaliados e premiados pelo comitê externo do evento, formado por pesquisadores de diversos locais, que irão indicar os três melhores trabalhos de cada instituição para receberem o prêmio.

A principal ideia das instituições de pesquisa que realizam o CIIC é incentivar a produção científica e despertar o interesse dos estudantes pela carreira na área da pesquisa.

Além da apresentação dos trabalhos e da premiação aos melhores trabalhos de Iniciação Científica, os participantes também poderão assistir à palestra “Por que perdi o jogo? Contribuições tecnológicas e análises quantitativas no basquetebol de alto nível”, do Luciano Allegretti Mercadante, pesquisador da Unicamp e a palestra “Administração do tempo e produtividade pessoal”, do pesquisador Stanley Robson de Medeiros Oliveira, da Embrapa Informática Agropecuária.

Serviço:

Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2013