IEA: preços agrícolas caíram 0,20% em junho

04/07/2005

São Paulo, 4 - O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) recuaram 0,20% em junho, queda 0,56 ponto percentual acima da queda de 0,76% verificada em maio. Os cálculos são do pesquisador Nelson Batista Martin, do Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Segundo Martin, "os resultados da pressão do mercado de clima nas bolsas de Chicago( para os grãos) e de Nova York (para o café), derrubando os preços dos produtos de origem vegetal, mesmo com a alta nos preços dos produtos de origem animal, levou o IPR a continuar com tendência de baixa".

Em junho, dos 19 produtos analisados 11 apresentaram aumento no preço (algodão, amendoim, cebola, feijão, milho, soja, aves, boi, suíno, ovos e leite). Entre os vegetais, a queda nos preços de cinco produtos gerou redução de 1,39% no índice do grupo. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de todos os produtos elevou em 1,93% os preços deste grupo. O resultado final foi o recuo de 0,20% no índice geral de preços. O amendoim foi o produto que apresentou a maior alta de preços em junho (+21,05%), devido à forte queda na produção da safra da seca.

Os cálculos de Martin mostram que a variação acumulada do IPR no primeiro semestre deste ano foi de 4,99% em comparação e apresentou ganho no poder de troca dos agricultores de 2,34% em relação IGP-M (1,75%) e de 2,29% comparativamente ao IPC-Fipe (2,71%).

Nos primeiros seis meses deste ano, doze produtos apresentaram crescimento no preço. Os destaques foram para a cebola, feijão e tomate, que tiveram aumento de preços acumulados superiores a 20%. Já os preços da batata, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, trigo, leite e ovos registraram aumentos inferiores a 20%. O destaque de baixa acumulada no primeiro semestre coube aos preços dos suínos (-28,8%), que vêm enfrentando um mercado interno muito fraco, oferta crescente e exportações aquém do esperado.

No acumulado dos últimos doze meses, o IPR apresenta uma variação positiva de 13,07%, em comparação com 7,12% do IGP-M e 6,51% (estimado) do IPC-Fipe. "Assim, os preços agrícolas, nos últimos 12 meses, apresentam ganho de 5,95 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 5,56 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe."

Nos últimos 12 meses, seis produtos apresentaram crescimento positivo no preço, dos quais três com altas superiores a 20% e outros três com taxa inferior a 20%. Martin afirma que o feijão assumiu a posição de destaque de alta no acumulado de 12 meses, com alta de 65,35%, em função da menor oferta tanto na safra das águas como da seca, do ano agrícola de 2004/05.

Ele também destaca a queda de preços do arroz nos últimos doze meses (-32,50%), "em função do crescimento da safra, estoques elevados, pressão das importações do Mercosul e da baixa efetividade da política de preço mínimo de garantia do Governo Federal". Os preços da soja também apresentam queda elevada no período (-27,59%), em função da elevação substancial da oferta mundial e da valorização do real.

Venilson Ferreira

Estadão