GRUPO DE ESTUDOS DA CADEIA DA CACHAÇA DE ALAMBIQUE

O Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça de Alambique da APTA  (GECCA) participou da AGRIFAM 2009, representado pelos pesquisadores Dra. Elisangela Marques Jeronimo e Dra. Samira Domingues Carlin, ambas da APTA Pólo Centro Oeste, e pelo MsC. Alceu Donadelli e Dr. Joaquim Adelino, da APTA Pólo Leste Paulista. Cachaças foram expostas no estande da APTA, representando diferentes produtores de regiões do estado de São Paulo, destacando-se Piracicaba (Sede do projeto Fapesp em Políticas Públicas, coordenado pela pesquisadora Dra. Celina Maria Henrique), Monte Alegre do Sul, Jaú e Dois Córregos. O estande teve a honra de receber a visita do atual Secretário do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, juntamente com a presença do ex- Ministro da Agricultura, Dr. Roberto Rodrigues, acompanhados do Dr. Orlando Melo de Castro, coordenador da APTA. Foi grande a procura dos produtores rurais, por informações sobre o trabalho do GECCA com a produção de cachaça paulista. Destaca-se que os pesquisadores do GECCA presentes no estande concederam entrevista sobre o projeto de cachaça da APTA à mídia local.

Grupo de pesquisa multidisciplinar, com intuito de unir conhecimentos e desenvolver trabalhos abrangendo regiões produtoras de cachaça de alambique do estado de São Paulo. Constituído por pesquisadores da APTA, consolidando e promovendo diversas parcerias regionais e estaduais (Universidades, Prefeituras, Associações de produtores)

Realiza reuniões para discussão técnica e científica da situação da cadeia da cachaça, promovendo atualização de conhecimentos e visita  aos produtores.

OBJETIVOS

Pesquisar e transferir tecnologia elevando o potencial da qualidade e produtividade da cachaça, promovendo o fortalecimento do setor e o desenvolvimento regional. Contribuir, por meio da pesquisa científica, para a revitalização do setor, capacitação dos produtores e sustentabilidade da agricultura familiar.

home page:http://www.apta.sp.gov.br/cachaca

Dra. Raffaella Rossetto, APTA Pólo Centro-Sul – Piracicaba

Dra. Patrícia Prati, APTA Pólo Centro Sul

Daniel Gomes, APTA Pólo Leste Paulista

Prof. Dr. Jorge Horii, ESALQ/ USP, Piracicaba / SP.

Prof. Dr.Waldemar Gastoni Venturini, UNESP/FCA, Botucatu, SP.