GRUPO DA CADEIDA DA CACHAÇA PROMOVE WORKSHOP EM JAÚ

Por Cleide Elizeu

O grupo de estudos da cadeia da cachaça de alambique, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove no dia 18 de julho, na cidade de Jaú, o “Workshop Regional APTA Pólo Centro Oeste: Programa de Revitalização e Capacitação da Produção de Cachaça de Alambique Paulista”.

O workshop, desenvolvido para atender as necessidades dos produtores de cachaça de alambique do município, apresentará palestras sobre o processo de fermentação da cachaça e alternativas para tratamento e reuso dos resíduos da produção da cachaça de alambique.

“As palestras de orientações técnicas visam à melhoria da qualidade da cachaça e oferecerão alternativas de comercialização e uso racional dos resíduos da produção, buscando sustentabilidade da atividade econômica destes produtores”, diz Celina Maria Henrique, pesquisadora da APTA Centro Sul e uma das responsáveis pelo evento.

O evento faz parte do Programa de Revitalização e Capacitação de Cachaça de Alambique Paulista que, em sua primeira fase, desenvolve trabalho com produtores de quatro regiões do Estado de São Paulo (Monte Alegre do Sul, Piracicaba, Jaú e Ribeirão Preto). Jaú será a terceira cidade a sediar o workshop que tem como público-alvo os pequenos e médios produtores da região.

O Programa de Revitalização e Capacitação de Cachaça de Alambique Paulista, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tem como principal objetivo levantar subsídios para aplicar projetos de políticas públicas que revitalizem e capacitem os pequenos e médios produtores de cachaça. Para isso, pesquisadores dos Pólos APTA Centro Oeste, Centro Sul e Leste Paulista e do Instituto Agrícola de Economia (IEA- APTA) trabalham em conjunto de forma a atender às necessidades dos produtores das regiões.

As atividades da Fase I do projeto terminarão com o Workshop da Cachaça Paulista: Valorização e Mercado, que acontecerá no dia 29 de agosto na cidade de Piracicaba. Esse evento, que reunirá os produtores de todas as regiões envolvidas no projeto, será aberto a outros produtores, estudantes, pesquisadores, empresas e entidades interessadas no setor.

Assessoria de Comunicação Social
(11) 5067.0424/0435 (Gabinete da APTA)
(19) 3743.1679 (APTA Campinas)

Serviço:

Workshop Regional Pólo APTA Centro Oeste: Programa de Revitalização e Capacitação da Produção de Cachaça de Alambique Paulista - Fase I

Local: APTA Pólo Centro Oeste - Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, Km 304 (Jaú – Bariri)
Jaú – SP
Informações pelo telefone (14) 3621-3439 ou pelo e-mail:elijeronimo@apta.sp.gov.br

Notícias por Ano