GRUPO DA CADEIA DA CACHAÇA LEVA A APTA PARA O BRASIL CACHAÇA 2008

por Cleide Elizeu

Os pesquisadores do GECCA (Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça de Alambique) representaram a Agência Paulista de Desenvolvimento de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e São Paulo, na 5ª Feira Internacional da Cachaça – Brasil Cachaça 2008. A feira é considerada a maior feira do segmento no país.

A feira, que aconteceu entre os dia 28 e 30 de abril em São Paulo, reuniu produtores de diversos Estados do país, além de atacadistas, varejistas, e proprietários de comércio como bares, hotéis. O evento proporcionou ao GECCA fazer contatos com a cadeia produtiva da cachaça de todo o país.

No stand do GECCA, foram apresentados os projetos de pesquisa com a cachaça de alambique desenvolvidos pelos Pólos da APTA. Entre os projetos dispostos na feira estava o “Programa de Revitalização e Capacitação da Produção da Cachaça de Alambique Paulista”, coordenado pela pesquisadora do Pólo APTA Centro Sul, Celina Maria Henrique Fortes.

GECCA

A partir da percepção da existência de uma demanda regional para o desenvolvimento de pesquisas os pesquisadores da APTA uniram-se para formar um grupo de pesquisa multidisciplinar para gerar tecnologia e transferir conhecimento às principais regiões produtoras de cachaça do Estado de São Paulo (Piracicaba, Monte Alegre do Sul, Ribeirão Preto e Jaú).

O Grupo de Estudos da Cadeia de Cachaça de Alambique (GECCA) é formado por pesquisadores dos Pólos APTA do Centro Sul, Centro Oeste e Leste Paulista e do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). Esse grupo realiza reuniões periódicas, para discussão técnica e científica da situação da cadeia da cachaça, promovendo estudos bibliográficos e debates, para a atualização de conhecimentos e visitas técnicas aos produtores.

Além dos Institutos e Pólos da APTA, trabalham em parceria no GECCA, pesquisadores de Universidades, Sebrae, Prefeituras locais e Associação de Produtores.

Assessoria de Comunicação Social da APTA

Tel: (19)3743.1679