GOVERNO QUER AUMENTAR CONSUMO DE BIODIESEL

26/05/2006

Com o crescimento da produção de biodiesel no País, o governo pode adotar medidas para aumentar seu consumo, misturando-o ao diesel em uma proporção de 3%. Segundo o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, esta seria uma "meta intermediária" em relação ao que já está previsto. Pelas regras atuais, a mistura é de 2% a partir de 2008 e de 5% em 2013. A mistura de 3% vigoraria em um período de tempo entre essas duas datas.

Isso seria possível porque, segundo estimativas do governo, entre 2007 e 2008, as usinas do País terão capacidade para produzir 1,877 bilhão de litros de biodiesel ao ano. Esse volume é mais do que o dobro dos 840 milhões de litros que serão necessários para que, em 2008, possam ser misturados 2% de biodiesel a todo o diesel do País.

Rondeau informou que já está em análise na Casa Civil o texto de um decreto que enquadrará legalmente o álcool usado em automóveis como um combustível. Hoje o álcool tem o tratamento legal de um produto agrícola. Na prática, o decreto aumentará o poder de controle do governo sobre o álcool.

Fonte: Estadão

Notícias por Ano

Notícias por Polos