FÓRUM LUIZ DE QUEIROZ - INTEGRAR PARA MUDAR



O Fórum Luiz de Queiroz – Integrar para mudar, acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro, no Anfiteatro Prof. Urgel de Almeida Lima, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ). Este fórum homenageará Luiz Vicente de Souza Queiroz, e fará parte das comemorações dos 120 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), dos 111 anos da ESALQ, dos 55 anos da Semana Luiz de Queiroz e do Ano das Cooperativas – ONU/2012.
Com a participação da diretoria da APTA Regional e do EDR de Piracicaba na coordenação da programação do evento, o fórum será aberto pela Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Mônika Bergamaschi e visa congregar agricultores, pesquisadores, extensionistas, estudantes e profissionais ligados à agropecuária. O evento está organizado para abordar toda a cadeia de suprimentos da agropecuária, antes, durante e depois, selecionando temas de interesse para a discussão e reflexão dos participantes.
 
 
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Estandes de Expositores – produtos, serviços e oportunidades de contato.
1 - Agroindústria de bens de capital da agricultura – o tema será custeio agropecuário: sementes, mudas e matrizes.
2- Agropecuária – Cana de açúcar produção e sustentabilidade – (tema: alternativas frente à mecanização da cana de açúcar); Citricultura (tema: Citricultura: desafios e tendências); Leite (tema: qualidade do leite);
3 - Agroindústrias de processamento/alimentos – temas: produção e mercado de carnes; qualidade do leite e seu processamento.
4 – Agrosserviços – Assistência técnica (tema: adequação ambiental); Pesquisa e Desenvolvimento (tema: relevância da pesquisa e da extensão na atividade agrícola); Serviços Financeiros (tema: crédito e seguro rural); Ensino, pesquisa e extensão (tema: Integração Inter-institucional e com o setor produtivo).
 
 
PAINÉIS DE DISCUSSÃO
TEMAS: Acesso ao conhecimento e o setor produtivo rural; Organização da produção e acesso ao mercado; Atividade produtiva e preservação ambiental; Integração com as universidades: como articula e estimular pesquisas e participação na orientação. Legislação e custeio de estágios; Regulamentação, formalização e defesa da produção; Cadeia produtiva de cárneos: participação da indústria, atuação, produção, qualidade e a realidade dos produtores; Organização da produção e cooperativas; Políticas públicas e acesso ao conhecimento: programas municipais, estaduais e federais, considerando o tamanho da propriedade e a eficiência da produção; Crédito rural, seguro e atendimento aos produtores: instrumentos de indução de mudanças; Qualidade na cadeia produtiva do leite: custos, exigências e normas na regulamentação da qualidade do produto; Acesso a sementes e produção sustentável: atuação da agroindústria de sementes e do setor público; Adequação ambiental, certificação e sustentabilidade considerando o tamanho da propriedade e a escala de produção; Empreendedorismo na gestão da atividade agrícola e preservação do espaço rural: Boas práticas agropecuárias, lucratividade e sustentabilidade.


semanaluizqueirozmenor


Notícias por Ano

Notícias por Polos